O que é SEO e para que serve

23/08/2023 34 minutos de leitura

Atualizado em: 14/08/2024

A função das estratégias de SEO é posicionar bem os sites nos mecanismos de busca. Um site bem posicionado significa mais visitantes e comprova que seu conteúdo é de qualidade, confiável e útil para os usuários. Isso fortalece a autoridade da sua marca na web.

A presença digital tornou-se parte fundamental do sucesso de qualquer negócio. As pessoas estão constantemente na internet e boa parte dos processos de compra são iniciados por meio de uma pesquisa no Google.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que melhoram a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa do Google, aumentando o tráfego orgânico por meio da otimização de conteúdo, estrutura e autoridade.

Ter uma presença online é importante para ser visto, reconhecido e considerado pelo seu público-alvo. Não basta apenas ter um site; é necessário trabalhar para que ele seja facilmente encontrado por quem procura seus serviços ou produtos. É aí que a estratégia de SEO entra em ação.

Tela inicial do Google

História do SEO

A origem do SEO se confunde com a dos primeiros websites, na década de 1990. Na época, a internet era bem diferente do que conhecemos hoje. Os primeiros sites eram basicamente documentos de texto simples, interligados por meio de URLs.

Você pode conferir como eram estes sites acessando o primeiro site do mundo, que continua ativo e em sua forma original até hoje.

Conforme novos sites surgiram, percebeu-se a necessidade de criar sistemas capazes de organizar a informação na web, para que as pessoas pudessem encontrar o que o que estavam procurando.

Foi aí que começaram a surgir os motores de busca como o Archie, Excite, Yahoo, AltaVista, WebCrawler e outros, que pavimentaram o caminho para o surgimento do queridinho Google.

O papel do Diretório Yahoo

O Diretório Yahoo desempenhou um papel importante no início da história do SEO. Diversos mecanismos de busca começaram a usá-lo como fonte para checar a credibilidade dos sites antes de ranqueá-los. Assim, tornou-se uma prioridade para os donos de sites garantir a classificação de suas páginas nesse diretório.

Esses proprietários precisavam enviar manualmente suas páginas ao diretório, para que fossem exibidas nas pesquisas realizadas no Yahoo.

O primeiro registro do uso do termo SEO

O primeiro registro do uso da sigla SEO data de 1997, mas a ideia de otimização para motores de busca é bem mais antiga, surgindo antes mesmo da criação do Google.

Com o surgimento dos diretórios, que funcionavam como “páginas amarelas” na web, alguns empresários começaram a se incomodar com o fato de que seus sites não estavam bem posicionados nestes diretórios.

Isso os levou a tentar entender o que poderia ser feito em seus sites para melhorar essa classificação.

Mãos segurando as letras S E O.

Como era feita a otimização para motores de busca nos anos 90

Na década de 90, a otimização era basicamente uma prática baseada em “tentativa e erro”. Os profissionais e donos de sites começaram a testar o uso de palavra-chave para classificar suas páginas nos diretórios.

Naquela época, para conseguir uma boa classificação, bastava repetir as palavras-chave diversas vezes ao longo das páginas, o que resultou em uma verdadeira briga de SPAM de palavras-chave.

A criação do Google

Em 1996, os estudantes Sergey Brin e Larry Page começaram a trabalhar em um motor de busca chamado Backrub, cujo diferencial era a capacidade de classificar os sites com base em sua relevância e popularidade.

Pouco tempo depois, o Backrub se tornou o Google, registrado em 1997.

A criação do Google marcou uma mudança significativa na história do SEO, pois o mecanismo funcionava de forma diferente dos demais. Seus algoritmos classificavam os sites com base em diversos critérios, levando em conta conteúdo, qualidade e relacionamento com outros sites, mudando a forma como as otimizações eram feitas.

As práticas maliciosas de SEO e como foram responsáveis por grandes mudanças

No início do Google, a classificação dos sites era muito mais simples, realizada basicamente de acordo com as palavras-chave e os backlinks.

Foi aí que começaram a surgir práticas maliciosas para melhorar a classificação de alguns sites. Uma das mais utilizadas era o keyword stuffing, que consiste em abusar do uso de palavras-chave, colocando-as em excesso ao longo das páginas.

Outra prática era o SPAM de backlinks, os webmasters apenas colocavam links para seus sites em todos os locais possíveis, como caixas de comentários de sites de notícias ou blogs. Também houve a criação das “fazendas de links”, sites criados apenas para abrigar estes links.

Estas práticas desonestas de SEO são conhecidas como black-hat, e foi por causa delas que o Google começou a realizar diversas atualizações de algoritmo, com o intuito de punir tais práticas e tornar os resultados de busca mais refinados e com maior qualidade.

Marionete, representando as práticas de black hat SEO que manipulam algoritmos.

O que é black-hat?

Black-hat é o nome dado a todas as práticas que visam manipular o algoritmo dos mecanismos de busca para favorecer um site. Essas práticas violam as diretrizes desses mecanismos, e são passíveis de punição.

As mudanças de algoritmo para combater o black-hat

O Google transformou o cenário de SEO ao combater as práticas de black-hat. Suas atualizações de algoritmo visavam eliminar a classificação por keyword stuffing e SPAM, tornando a página de resultados mais criteriosa ao classificar os sites.

Com isso, para alcançar um bom posicionamento e atrair mais tráfego orgânico, as práticas de SEO tiveram que se tornar cada vez mais estratégicas, com foco em qualidade e em atender às necessidades dos usuários.

Foi em 2003, com o lançamento da sua primeira grande atualização Florida, que o Google colocou um ponto final para os sites que abusavam das práticas de black-hat. Desde então, cada grande atualização refinou cada vez mais os resultados de busca.

Como o Google funciona?

O Google opera em três etapas: rastreamento, indexação e exibição de resultados. Primeiro, o Googlebot rastreia a web seguindo links para descobrir novas páginas. Em seguida, essas páginas são indexadas, ou “armazenadas” no buscador. Por fim, o Google exibe os resultados mais relevantes para as buscas dos usuários, considerando diversos fatores.

Entender cada uma destas etapas é importante para compreender como as estratégias de SEO podem fazer um site bem otimizado se destacar.

Rastreamento

A primeira etapa do processo é o rastreamento, quando o Google descobre novas páginas da web e faz o download delas. Ele faz isso utilizando os chamados “rastreadores” ou Googlebots, que são programas automatizados que utilizam algoritmos para determinar quais sites rastrear, com que frequência e quantas páginas buscar em cada site.

Indexação

Na etapa da indexação, o Google analisa o conteúdo das páginas rastreadas, verificando textos, imagens e vídeos, e armazena essas informações em seu banco de dados. Ter um site organizado faz toda a diferença para que o Google entenda sobre o que você fala e se ali existe o que o usuário está pesquisando.

Exibição dos resultados

Na etapa final, quando um usuário realiza uma pesquisa, o Google consulta seu índice para encontrar e exibir as páginas mais relevantes e de maior qualidade para aquela consulta.

Dependendo da pesquisa, a página de resultados, também chamada de SERP (Search Engine Results Page), pode incluir recursos como vídeos, notícias, parágrafos, que ajudam o usuário a encontrar exatamente o que procura.

Entendendo os algoritmos

Os algoritmos do Google são responsáveis por recuperar informações do índice de busca, avaliar cada site e apresentar os resultados mais relevantes para cada consulta. Eles são atualizados frequentemente para melhorar a qualidade dos resultados exibidos e combater práticas abusivas de SEO, conhecidas como black-hat.

Basicamente, são os algoritmos que ditam quais sites “merecem” as melhores posições na página de resultados do Google. É por isso que os profissionais de SEO precisam ficar sempre ligados nas atualizações.

Acompanhe nossa lista das principais atualizações de algoritmo do Google.

Quais são os fatores de posicionamento para o Google?

O posicionamento dos resultados no Google é determinado por centenas de fatores, e nem todos são conhecidos. Esses fatores ajudam a determinar as informações que irão oferecer as melhores respostas aos usuários.

Alguns fatores reconhecidos são:

  • Palavras-chave da consulta: Verifica se o conteúdo do seu site corresponde ao que o usuário está pesquisando.
  • Relevância das páginas: O Google dá preferência a páginas que atendem à intenção de busca, oferecendo informações úteis e de qualidade.
  • Usabilidade: Sites com boa usabilidade mantêm o usuário satisfeito, evitando frustrações. Por isso, sites que funcionam bem se destacam.
  • Localização: Dependendo da pesquisa, o Google considera a localização do usuário e dá preferência a resultados próximos a ele.
  • Qualidade do conteúdo (EEATExperience, Expertise, Authoritativeness, and Trustworthiness): Avalia o conteúdo em termos de originalidade, expertise do autor, autoridade sobre o tema e confiabilidade das informações.

Tipos de tráfego

Existem várias fontes de tráfego pelas quais os usuários podem chegar a um site. Falamos frequentemente sobre tráfego orgânico e tráfego pago, mas há também o tráfego direto, de referência e social.

Entenda melhor cada um deles:

  • Tráfego orgânico: Refere-se aos visitantes que chegam ao seu site através de resultados não pagos no mecanismo de busca.
  • Tráfego pago: É gerado através de campanhas publicitárias pagas, como Google Ads ou anúncios feitos em redes sociais.
  • Tráfego direto: Ocorre quando os visitantes acessam seu site diretamente, digitando a URL no navegador.
  • Tráfego de referência: Vem de visitantes que chegam ao seu site através de links em outros sites.
  • Tráfego social: Gerado a partir de plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram.

Pessoa utilizando mobile search.

Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

No marketing digital, essas duas fontes de tráfego são os principais alvos das estratégias: o tráfego orgânico. através das práticas de SEO, e as campanhas de tráfego pago.

As práticas de SEO focam em atrair tráfego orgânico, melhorando o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca. Isso envolve a criação e otimização dos conteúdos, melhoria da estrutura do site e construção de autoridade. A ideia é que o usuário encontre o que precisa no seu site ao fazer uma pesquisa no Google.

Os anúncios pagos geram tráfego por meio das campanhas publicitárias em plataformas como Google Ads ou Facebook Ads. Essas campanhas permitem segmentar audiências específicas com alta precisão, alcançando resultados quase imediatos. No entanto, o tráfego pago requer investimento financeiro constante, e os resultados cessam assim que a campanha é interrompida.

Veja abaixo uma tabela comparativa entre estratégia de SEO e tráfego pago:

Característica SEO Tráfego Pago
Tipo de tráfego Orgânico Via anúncios
Posicionamento nos resultados Resultados de busca não pagos Anúncios destacados nos resultados
Longevidade e velocidade dos resultados Resultados duradouros a longo prazo, requer maior tempo de dedicação Resultados imediatos, mantidos apenas enquanto durar a campanha
Custo Investimento em pesquisa, criação de conteúdo e otimizações gerais para o site Pagamento por cliques (PPC), custo variável de acordo com a competitividade das palavras-chave
Segmentação de audiência Pode segmentar audiências com base em palavras-chave e otimização de conteúdo Pode segmentar audiências com alta precisão, baseada em dados demográficos, interesses e comportamentos
Credibilidade e confiança Alta credibilidade e confiança, visto como mais confiável pelos usuários Pode ser percebido como menos confiável por alguns usuários devido ao formato de anúncio
Sustentabilidade Sustentabilidade a longo prazo com manutenção contínua Sustentabilidade curta, cessa quando a campanha é interrompida
Métricas de desempenho Visitas orgânicas, taxa de rejeição, tempo de permanência, conversões orgânicas Cliques, impressões, taxa de conversão, custo por clique (CPC), retorno sobre investimento (ROI)
Exemplo de plataforma Google, Bing, Yahoo, etc. Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Microsoft Ads, etc.

Vale lembrar que as estratégias de SEO e de tráfego pago não são concorrentes, mas sim complementares. Trabalhar com ambas pode potencializar os resultados.

Enquanto os resultados orgânicos tendem a receber mais cliques, as campanhas pagas permitem segmentação precisa e resultados imediatos. Além disso, as estratégias de SEO podem melhorar o desempenho das campanhas pagas, tornando-as ainda mais eficazes.

Cada uma tem suas particularidades e atende a diferentes objetivos. O ideal é entender as metas do negócio e combinar essas estratégias para maximizar os resultados.

Tipos de SEO

As estratégias de SEO envolvem vários tipos de práticas, tanto dentro quanto fora do site, para melhorar o posicionamento nos motores de busca e a qualidade geral das páginas para o usuário.

Existem quatro principais tipos de SEO: técnico, on-page, off-page e local. Cada um desempenha um papel diferente e muito importante na otimização de um site e no aumento de sua visibilidade.

SEO técnico

O SEO técnico envolve a otimização da infraestrutura do site para torná-lo amigável aos motores de busca. É a base de um site bem-sucedido que oferece uma boa usabilidade.

As melhorias de SEO técnico envolvem:

  • Velocidade de carregamento: Sites rápidos garantem uma melhor experiência de usuário e são favorecidos pelo Google.
  • Responsividade móvel: O site deve funcionar bem em todos os dispositivos, especialmente em smartphones.
  • Indexação: Garantir que todas as páginas sejam corretamente indexadas pelos motores de busca por meio de sitemap bem estruturados.
  • Qualidade do código: Código limpo e eficiente ajuda os rastreadores a entenderem o conteúdo do site.
  • Arquitetura do site: Uma boa arquitetura de informação, seguindo uma lógica hierárquica, ajuda os mecanismos de busca a rastrear e indexar o seu site.
  • Dados estruturados: Inserir dados estruturados para criar marcações nos conteúdos, ajudando no rastreamento e na exibição do seu conteúdo na página de resultados (inclusive aumenta as chances de aparecer em recursos de SERP).
  • Segurança: Boas práticas de segurança são indispensáveis, tanto para o usuário quanto para o Google.

Pessoa trabalhando com códigos, o que representa o SEO técnico.

SEO on-page

O SEO on-page envolve a otimização de conteúdos e elementos visíveis no site para atrair tanto os visitantes quanto os motores de busca. Isso inclui:

  • Palavras-chave: Selecionar e incorporar palavras-chave relevantes de forma natural e estratégica no conteúdo.
  • Conteúdo de qualidade: Criar conteúdo relevante, útil e envolvente que atraia e retenha visitantes.
  • Otimização de imagens: Garantir que as imagens estejam otimizadas quanto ao nome do arquivo, tamanho, formato, ALT text e qualidade.
  • Elementos HTML: Otimizar títulos, meta-descrições e URLs para melhorar a relevância e a taxa de cliques (CTR, ou click-through rate).

SEO off-page

O SEO off-page foca em atividades externas, que acontecem fora do site, para aumentar sua autoridade e relevância. A principal estratégia aqui é construir uma rede sólida de backlinks:

  • Backlinks: Links de outros sites respeitáveis apontando para o seu site funcionam como “votos de confiança”, fazendo com que seu site ser percebido como confiável e relevante pelos motores de busca.
  • Conteúdo compartilhável: Criar conteúdo valioso e compartilhável que incentive outros sites a linkarem para o seu.
  • Menções na mídia: Através de um trabalho de assessoria de imprensa, é possível fazer com que seu site e conteúdos compartilháveis sejam mencionados na mídia.
  • Engajamento em redes sociais: Compartilhar conteúdo em redes sociais e participar de comunidades online pode atrair mais atenção e links naturais para o seu domínio.

Alfinetes interligados por linhas, representando rede de backlins no seo off page.

SEO local

A estratégia de SEO local envolve ações que visam aumentar a visibilidade de negócios em pesquisas locais. É importante para empresas que querem ser encontradas em determinada área geográfica.

Algumas das práticas incluem:

  • Google Meu Negócio: Otimizar e manter atualizado o perfil do Google Meu Negócio, aumenta as chances de aparecer nos resultados do Google Maps para pesquisas locais.
  • Citações locais: Garantir que o nome, endereço e telefone da empresa estejam corretos e consistentes em diretórios locais.
  • Avaliações de clientes: Incentivar e responder avaliações de clientes para melhorar a visibilidade e a reputação do negócio.
  • Conteúdo local estratégico: Produzir conteúdo local é uma forma de conquistar posicionamento para pesquisas por palavras-chave como nome da cidade ou bairro, por exemplo.

Porque o SEO é importante para o site da sua empresa

SEO é a maneira mais eficaz de construir autoridade de marca, conectar-se com seu público e aumentar a visibilidade no Google. Além de melhorar a classificação dos sites nos resultados de busca, ele aumenta o tráfego qualificado.

É a estratégia ideal para quem deseja se tornar uma referência em seu mercado.

Ao otimizar seu site e conteúdo, você aumenta as chances de ser encontrado em pesquisas feitas no Google e prepara seu site para oferecer uma excelente experiência para o usuário.

Vamos apresentar as principais vantagens de investir em uma estratégia de SEO.

Aumento da visibilidade

Quanto maior a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, maior a probabilidade de que as pessoas o encontrem. A visibilidade afeta diretamente a quantidade de tráfego orgânico. Quando um site aparece nas primeiras posições dos resultados do Google, a chance de receber um clique é muito alta.

Isso gera um aumento do número de visitantes e melhora as chances de conversão, pois estes visitantes estão ativamente procurando por informações, produtos ou serviços relacionados ao seu negócio.

Fortalecimento da presença digital e reconhecimento da marca

Ter mais visibilidade é uma forma de fortalecer a presença digital e o reconhecimento da sua marca. Quando seu site aparece consistentemente nos primeiros resultados de busca para termos relacionados ao seu negócio, sua marca se torna familiar para os usuários. Isso aumenta as chances de que essas pessoas lembrem e reconheçam sua marca como uma autoridade no nicho.

Aparecer frequentemente para os usuários ainda ajuda a fortalecer a reputação online e a imagem da sua marca na mente das pessoas. Estar nas primeiras posições na página de resultados é também um forte indicativo de que a sua marca é uma fonte confiável de informações.

Autoridade

A autoridade em SEO se refere a capacidade de um domínio ou página se classificar bem nos motores de busca, sendo medida de 0 a 100. É uma métrica que considera principalmente a quantidade e qualidade dos backlinks.

Essa métrica foi originalmente criada pela MOZ, e outras ferramentas de SEO a utilizam, mas podendo haver variações nos elementos considerados para determinar o valor dessa autoridade.

Existem dois tipos principais de autoridade que podem ser monitorados, a autoridade de domínio e a autoridade de página.

Autoridade de domínio

A autoridade de domínio (Domain Authority ou DA) mede a probabilidade de um site se classificar bem nos mecanismos de busca, levando em conta todas as suas páginas. Quanto maior a pontuação de autoridade, melhores são as chances de alcançar as primeiras posições das páginas de resultados.

Autoridade de página

A autoridade de página (Page Authority ou PA) segue a mesma lógica do DA, porém, se refere a uma página específica do site. A métrica pode indicar a chance dessa página ter uma boa classificação nos resultados dos motores de busca.

A principal diferença entre DA e PA é que, enquanto a DA considera o perfil de backlinks de todas as páginas do site para determinar a pontuação geral, a PA se concentra apenas no perfil de backlinks da página específica.

Atração de tráfego qualificado

Tráfego qualificado refere-se a visitantes que realmente têm interesse no que sua empresa oferece e possuem um alto potencial de se tornarem clientes.

Com SEO, é possível criar uma estratégia de conteúdo que guie os visitantes ao longo de todo o mapa da jornada do cliente, desde o momento em que ele percebe que tem um problema até quando está pronto para tomar uma decisão de compra.

O mapa da jornada do cliente

O mapa da jornada do cliente traça todo o caminho que um consumidor percorre em seu relacionamento com uma empresa, desde o primeiro contato até a compra, e vai além, incluindo o pós-venda.

Essa jornada representa toda a experiência que o consumidor tem com a marca, e é composta por diferentes fases que refletem suas dúvidas, necessidades e decisões ao longo do processo de compra.

Mapa da jornada do cliente em três etapas: conhecimento, consideração e decisão.

A jornada do cliente contempla três fases principais: conhecimento, consideração e decisão. Para cada fase, existem conteúdos específicos que podem ajudá-lo a tomar uma decisão consciente:

  • Conhecimento: Fase inicial, quando o consumidor toma consciência de um problema. Neste momento, o ideal são os conteúdos informativos, que ajudam a entender melhor o problema e educam a respeito de possíveis soluções. Este tipo de conteúdo tem como objetivo atrair o público que ainda está explorando o problema.
  • Consideração: O consumidor já está ciente do problema e analisa as possíveis opções para resolvê-lo. O conteúdo nesta etapa deve ser mais detalhado, comparando produtos, apresentando casos de sucesso e mostrando como a sua solução pode ajudá-lo, gerando valor para a sua marca. O objetivo é manter o engajamento e mover o visitante para a próxima etapa.
  • Decisão: A decisão é a etapa final, quando o consumidor está pronto para escolher entre as opções avaliadas. Aqui, o conteúdo deve focar em provas sociais, como depoimentos, avaliações e garantias, incentivando a conversão. O consumidor que chega a esta etapa está muito mais propenso a fechar negócio.

Criar conteúdos específicos para cada uma destas etapas é uma estratégia que ajuda a atrair visitantes que estão em diferentes momentos da jornada de compra e funciona como um guia, levando-os à conversão. Essa abordagem melhora a experiência do usuário e aumenta as chances de transformar esses visitantes em clientes.

Melhoria na experiência do usuário

Embora o SEO seja frequentemente associado a otimização para os motores de busca, o objetivo final de todas as práticas é melhorar a experiência do usuário. Os mecanismos de busca estão continuamente refinando seus algoritmos para garantir que os usuários encontrem conteúdos de alta qualidade, que atendam às suas expectativas e necessidades.

Isso significa que, para conquistar o Google, os sites precisam oferecer uma experiência excepcional para seus visitantes.

Quando um site é otimizado para proporcionar uma experiência positiva, entregar conteúdo de qualidade e atender às necessidades dos visitantes, ele segue as diretrizes dos mecanismos de busca, criando um ambiente que engaja e retém os visitantes.

Por isso, reafirmo: SEO é, antes de tudo, sobre oferecer qualidade ao usuário e, como consequência, conquistar um bom posicionamento no Google.

 

SEO além Google?

O Google é o motor de busca mais utilizado pelos usuário, porém, não é o único local onde você pode aplicar as estratégias de SEO.

O SEO pode ser praticado em plataformas como TikTok, Intagram, Pinterest, YouTube e outras, pois cada uma delas possui seus próprios mecanismos de busca e algoritmos. É essencial entender cada uma dessas plataformas para criar uma estratégia eficiente que faça seu conteúdo chegar até o público-alvo.

Pinterest

O Pinterest é uma plataforma bastante popular para busca de inspirações e referências, especialmente em nichos como beleza, moda e decoração. No Pinterest, os usuários procuram ideias e soluções específicas.

Para fazer SEO para Pinterest, é importante otimizar:

  • Palavras-chave relevantes: Escolha e use palavras-chave relevantes para o seu nicho, pensando no interesse do seu público alvo; adicione-as na sua biografia, título e descrição das publicações.
  • Crie uma conta profissional: A criação de um perfil business libera recursos úteis para empreendedores, como o Analytics, que permite acompanhar as métricas dos seus conteúdos.
  • Publicações ricas: Crie publicações (ou pins) ricos, que incluam informações úteis como preços e disponibilidade dos produtos.
  • Constância nas publicações: Quanto mais conteúdos foram publicados, maiores serão as chances de eles serem encontrados pelos usuários.

TikTok

O TikTok rapidamente se tornou uma das redes sociais mais populares, especialmente entre a geração Z, que prefere consumir vídeos curtos e dinâmicos. Empresas de diversos setores têm aproveitado essa tendência, criando perfis na plataforma para compartilhar conteúdos relacionados às suas áreas de atuação.

O primeiro passo para fazer SEO no TikTok é entender que o algoritmo da plataforma é bastante inteligente e ajusta o feed do usuário com base em suas preferências e interações. Esse processo de análise é contínuo, adaptando o conteúdo exibido conforme os novos interesses que o usuário demonstra.

Algumas das boas práticas para fazer SEO no TikTok incluem:

  • Palavras-chave: Incorpore palavras-chave nos textos dos vídeos, legendas e hashtags.
  • Atenção às hashtags: Busque hashtags relevantes para o seu nicho e misture aquelas que estão em alta com outras de menor popularidade para aumentar as chances do conteúdo ser encontrado.
  • Crie um bom perfil: Produza uma biografia bem descritiva, insira links para outras redes e adicione palavras-chave relevantes para o nicho.
  • Conteúdos relevantes e engajantes: Crie vídeos curtos, informativos, envolventes e que se alinhem com as tendências e os interesses do seu público-alvo. É muito importante que as pessoas interajam com seu conteúdo.
  • Interação com a comunidade: Utilize a seção de comentários para interagir com o público e aumentar a visibilidade e relevância do seu conteúdo.

Instagram

O Instagram é uma rede social visual com grande influência na descoberta de produtos e marcas. Ela é uma das opções que as empresas tem para se conectar com seu público-alvo e gerar engajamento.

Para fazer SEO para Instagram, siga estas dicas:

  • Reels e stories: Utilize vídeos curtos e informativos para atrair e engajar seguidores.
  • Parcerias com influenciadores: Colabore com influenciadores para aumentar o alcance e a credibilidade da sua marca.
  • Texto alternativo: Adicione texto alternativo às suas imagens. Este é um importante recurso de acessibilidade que garante que usuários com deficiência visual consigam ouvir as descrições do seu conteúdo.
  • Hashtags e localização: Use hashtags relevantes e marque a localização das publicações.
  • Palavras-chave estratégicas: Escolha palavras-chave relevantes para seu negócio e use-as no nome da conta, descrição e conteúdos.
  • Interaja com seguidores: A interação é uma forma de se aproximar do público, aumentar o engajamento e a credibilidade da sua marca.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma muito utilizada para networking profissional e marketing B2B. Aqui vão algumas dicas para fazer SEO por lá:

  • Publique artigos: Use o recurso de publicação de artigos para criar conteúdos e aumentar sua visibilidade.
  • Use palavras-chave: Incorpore palavras-chave na descrição da empresa para melhorar a visibilidade nas buscas.
  • Otimize a URL: Personalize a URL da sua página para facilitar a busca.
  • Destaque conteúdos: Destaque os melhores conteúdos publicados no topo do seu perfil.
  • Humanize sua empresa: Incentive funcionários e CEOs a criarem e compartilharem conteúdos em suas redes sociais pessoais. Isso é uma excelente estratégia para aumentar a visibilidade e o engajamento da marca, além de fortalecer a conexão com o público.

YouTube

O YouTube é o segundo mecanismo de busca mais utilizado do mundo, representando uma excelente oportunidade para posicionar sua marca e se conectar com o público-alvo.

O SEO para Youtube envolve:

  • Palavras-chave: Inclua palavras-chave relevantes nos títulos, descrições e tags dos vídeos.
  • Capítulos e transcrições: Use capítulos e transcrições para melhorar a acessibilidade e a usabilidade dos usuários em seus vídeos.
  • Conteúdo engajador: Produza vídeos de alta qualidade que ofereçam valor e mantenham os espectadores engajados. Canais que possuem um bom histórico de engajamento com seus vídeos tendem a ser considerados mais relevantes pela plataforma.
  • Crie miniaturas atraentes: A miniatura deve ser atraente para o usuário. Personalizar este recurso pode aumentar as chances de receber um clique.
  • Mantenha a consistência: Canais que publicam vídeos de forma regular tem maiores chances de obter bons resultados em termos de acessos.

Como melhorar o posicionamento do seu site no Google

Existem muitas práticas de SEO que podem ser aplicadas a um site para melhorar sua visibilidade online e torná-lo mais atrativo e relevante, desde otimizações de conteúdo até aspectos mais técnicos.

A seguir, apresento algumas das práticas de SEO para começar a otimizar o site da sua empresa.

Produção de conteúdo original

Conteúdos originais, que incorporam opiniões, entrevistas, informações inéditas e guias completos, têm mais chances de se posicionar bem nos motores de busca pois oferecem algo único e com grande potencial de interessar o usuário.

Em meio à enxurrada de conteúdos gerados diariamente pela facilidade que a IA trouxe ao processo de criação, destacam-se aqueles que produzem materiais originais, que oferecem valor genuíno ao usuário e seguem as diretrizes de EEAT.

Você pode criar conteúdos originais se atentando aos seguintes pontos:

  • Pesquise e encontre um ângulo único: Faça uma pesquisa sobre o que deseja escrever, veja o que já existe sobre o tema e traga um novo ângulo à discussão, evitando repetir o que já foi dito.
  • Use sua expertise: Escreva com base na sua própria experiência e conhecimento. Um conteúdo verdadeiramente original se destaca pela inclusão da sua visão e compreensão sobre o assunto.
  • Use fontes primárias: Sempre que possível, utilize fontes primárias, como entrevistas, dados inéditos ou estudos de caso, para enriquecer seu conteúdo.
  • Foque na qualidade, não na quantidade: Evite a tentação de criar conteúdo apenas para aumentar o volume de publicações. Dedique mais tempo à criação de materiais de maior qualidade e originalidade.

Otimização do conteúdo

A otimização dos conteúdos existentes no site é uma excelente maneira de impulsioná-los nos mecanismos de busca.

Não se trata apenas de criar novos conteúdos, mas também de analisar, revisar e reestruturar aqueles que já estão no ar, sejam eles páginas institucionais, posts de blog antigos.

Analise todo o material disponível do site quanto a:

  • Intenção de busca: O conteúdo está respondendo às perguntas e necessidades do seu público-alvo? O que pode ser melhorado?
  • Qualidade e relevância: O texto é claro, útil e relevante para o público? Conteúdos superficiais ou desatualizados devem ser revisados e aprimorados para entregar mais valor ao usuário.
  • Uso de palavras-chave: Verifique se está utilizando as palavras-chave mais relevantes para cada conteúdo, avalie os títulos e subtítulos.

Confira como otimizar o seu site a partir de estratégias de SEO on-page, e aplique estas práticas em todos os conteúdos do seu site.

Palavras-chave estratégicas

As palavras-chave são a espinha dorsal das estratégias de SEO. Elas conectam o conteúdo do site às buscas dos usuários, facilitando que suas páginas sejam encontradas nos motores de busca.

Escolher e usar essas palavras-chave de forma eficaz é fundamental para aumentar as chances do seu conteúdo ser encontrado, alcançando boas posições nas páginas de resultados. Para isso:

  • Identifique as palavras-chave: Comece listando palavras-chave relevantes para o negócio.
  • Validação e análise de métricas: Utilize ferramentas como SemRush, MOZ e Ahrefs para validar essas palavras-chave. Analise o volume de busca, a dificuldade de ranqueamento, as tendências e variações.
  • Adicione ao conteúdo: Integre as palavras-chave de forma natural ao conteúdo, inserindo-as nos títulos, subtítulos, ao longo do texto, em URLs, meta descrições e ALT text. Não abuse do uso destes termos, pois isso não melhora o ranqueamento e prejudica a experiência do usuário.

Após implementar as palavras-chave, é importante monitorar o desempenho do conteúdo. Isso permitirá fazer os ajustes necessários para melhorar ainda mais o posicionamento e garantir que o conteúdo esteja sempre alinhado com as tendências de busca e mudanças no comportamento do usuário.

Melhoria na saúde do site

A saúde do site refere-se ao desempenho, segurança e otimização das páginas para SEO. É uma métrica da SemRush que avalia diversos fatores técnicos e estruturais, apontando quais são os principais erros e pontos de melhoria.

Para melhorar a saúde do site, é importante avaliar e corrigir problemas relacionados a:

  • Desempenho e velocidade de carregamento.
  • Correção de erros técnicos como links quebrados, páginas inexistentes (erro 404), redirecionamentos incorretos, entre outros.
  • Segurança do site
  • Otimização para dispositivos móveis
  • Estrutura e navegação do site

Manter o site livre destes problemas garante um bom nível de saúde e maiores chances de classificação nos motores de busca. Além disso, melhora a experiência do usuário, reduzindo a frustração.

Confira também: 8 erros de SEO que podem prejudicar o seu site.

Tendências de SEO para o futuro

O SEO sempre esteve em constante evolução, adaptando-se às novas tecnologias que moldam a relação dos usuários com os motores de busca e o consumo de informações online.

Desde os primórdios, quando práticas simples como o “keyword stuffing” bastavam para classificar um site, até os dias atuais, em que algoritmos sofisticados avaliam a qualidade e relevância dos conteúdos, o SEO tem evoluído continuamente para acompanhar as expectativas em constante mudança dos usuários.

À medida que olhamos para o futuro, algumas tendências de SEO despontam como fatores que terão um impacto significativo na relação do usuário com motores de busca. Entre elas, destacam-se a integração da Inteligência Artificial (IA) nas estratégias de otimização, a crescente popularidade da pesquisa por voz, e o papel cada vez mais importante do conteúdo em vídeo.

Inteligência Artificial

A IA tem revolucionado a web, impactando a forma como interagimos com os conteúdos online. Motores de busca como o Google tem testado a incorporação de IA em seus algoritmos, e um exemplo notável é o “AI Overview”, nova tecnologia que está sendo testada e incorporada ao buscador, proporcionando uma experiência de busca mais personalizada e dinâmica.

Da mesma forma, a OpenAI, conhecida por desenvolver o ChatGPT, está trabalhando no lançamento de um motor de busca novo e revolucionário, o “Search GPT”, que é totalmente baseado no uso de inteligência artificial, combinando a capacidade conversacional do ChatGPT com as funcionalidades de um buscador.

Outra influência da IA na relação com motores de busca, é a intensificação dos esforços para diferenciar conteúdo gerado automaticamente de conteúdo original e de alta qualidade. Nesse cenário, destacam-se aqueles que seguem as diretrizes como e EEAT, que valorizam a experiência do autor, a expertise demonstrada no conteúdo, a autoridade do site e a confiabilidade da informação oferecida.

A relação entre IA e SEO está baseada no fato de que os buscadores tendem a proporcionar experiências mais dinâmicas e personalizadas, e os conteúdos que se destacarão serão aqueles originais e diferenciados, que vão além do que os chats de IA podem criar.

Saiba mais sobre a relação da criação de conteúdo por IA e o EEAT do Google.

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz tem se tornado cada vez mais utilizada pelos usuários, impulsionada pelo avanço da tecnologia de reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural (NLP). Com o aumento da popularidade de assistentes virtuais como Alexa, Siri e Google Assistant, a forma de buscar na internet tem mudado.

Ao contrário das pesquisas digitadas, que geralmente consistem em palavras-chave curtas e diretas, as buscas por voz tendem a ser mais conversacionais e detalhadas. Por exemplo, em vez de pesquisar “melhor restaurante italiano”, um usuário pode perguntar “qual é o melhor restaurante italiano perto de mim que está aberto agora?”.

Essa mudança na forma de pesquisar exige que as estratégias de SEO se adaptem para incluir mais palavras-chave de cauda longa e respostas mais completas e naturais às perguntas dos usuários.

Conteúdo curto

Os conteúdos curtos, como vídeos do TikTok e Reels do Instagram tem se tornado extremamente populares e mudado a forma como os usuários consomem informações.

Essa tendência de consumo também influencia no SEO, já que o Google está começando a valorizar conteúdos que ofereçam precisão e relevância em poucas palavras.

A ideia é entregar a informação desejada de forma direta.

Criar vídeos curtos, que respondam rapidamente às perguntas dos usuários e desenvolver textos concisos que entreguem a informação essencial sem rodeios será essencial para captar a atenção de um público cada vez mais exigente e impaciente.

Continue a ler sobre as tendências de SEO.

Conclusão

O SEO é uma das estratégias mais poderosas para garantir visibilidade e sucesso de uma marca no ambiente digital. Desde a sua origem nos anos 90 até os dias de hoje, muitas mudanças ocorreram, e a estratégia foi se tornando cada vez mais sofisticada, acompanhando tendências tecnológicas e comportamentais dos usuários.

A estratégia não é importante apenas para posicionar um site na primeira página de resultados do Google, mas também para construir a autoridade da marca, tornando-a uma líder de pensamento em seu nicho de atuação e conectá-la ao público certo.

É importante lembrar que a estratégia de SEO deve ser contínua, pois as mudanças de algoritmo, o comportamento do usuário e o próprio mercado são dinâmicos e estão em constante evolução. Isso requer monitoramento, avaliação e ajustes conforme novas necessidades, novas estratégias e novas oportunidades surgem.

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Referência:

Google. How Search Works?

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Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4 web.

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