Atualizado em: 31/05/2024
O que é palavra-chave de cauda longa?
São palavras-chave muito específicas, geralmente compostas por três a cinco palavras. São termos representam a pesquisa feita por um usuário que sabe exatamente o que quer encontrar no mecanismo de busca.
Essas palavras-chave diferem das palavras-chave de cauda curta, que são termos mais enxutos, compostos por uma a três palavras e que não são direcionados a algo mais específico.
Exemplos de palavras-chave de cauda longa
Alguns exemplos de palavras-chave de cauda longa:
- Advogados especializados em divórcio em São Paulo
- Sandália de salto 10 cm
- Exercícios de yoga para fazer em casa
- Como fazer molho branco sem farinha
Todos estes exemplos refletem pesquisas bastante específicas, ou seja, a pessoa não está apenas buscando por um advogado, ela quer um advogado que atenda em São Paulo e seja especializado em um tipo de processo que é o divórcio.
Exemplos de palavras-chave de cauda curta
Alguns exemplos de palavras-chave de cauda curta:
- Brinco masculino
- Shampoo
- Calça jeans
- Mouse
Diferente das palavras-chave de cauda longa, estas não representam uma busca refinada. O usuário não determina os detalhes do que ele precisa, é uma pesquisa que abrange todas as opções e variáveis do que está sendo pesquisado.
Palavras-chave de cauda longa vs. palavras-chave de cauda curta
Na hora de criar um conteúdo, a escolha de palavras-chave é essencial para determinar sobre o que é o conteúdo e como as pessoas irão encontra-lo no Google. Pensando em SEO, o uso de palavras-chave de cauda longa ou cauda curta é muito estratégico.
As palavras-chave de cauda curta normalmente tem um volume de busca muito maior, o que implica em uma alta competitividade também. Um termo como “mouse” possui um volume de busca de 110 mil pesquisas por mês, já o termo “mouse gamer vermelho” possui 170 pesquisas por mês.
Por outro lado, as palavras-chave de cauda longa, por serem pesquisas muito mais específicas, tem um volume de busca mensal menor, e tendem a ser menos competitivas.
Para ilustrar essa diferença, vamos considerar cinco exemplos de palavras-chave de cauda curta e suas possíveis alternativas de cauda longa:
Palavra-chave de cauda curta | Palavra-chave de cauda longa correspondente |
Receitas | Receitas fáceis de jantar vegetariano
Receitas rápidas para fritadeira elétrica Receitas para emagrecimento |
Carros usados | Melhores carros usados abaixo de 10 mil
Carros usados em Franca Financiamento para carros usados |
Óculos de sol | Óculos de sol masculino original
Óculos de sol gatinho Óculos de sol quadrado feminino |
Exercícios | Melhores exercícios para perder peso em casa
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Decoração | Decoração para batizado simples e barato
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A escolha da palavra a ser utilizada em seu conteúdo depende muito da estratégia e do posicionamento atual do site.
Como achar uma boa palavra-chave
A palavra-chave não deve ser escolhida apenas por ter um alto volume de busca, é preciso considerar diversos fatores que podem influenciar no sucesso do conteúdo como o público-alvo, o objetivo do conteúdo, a intenção de pesquisa do termo e a competitividade do mercado.
Entenda melhor:
- Conheça seu público alvo: entenda quem são os usuários do seu site e o que eles estão buscando, quais seus interesses e comportamentos. Ferramentas como Google Analytics são valiosas para ajudar nesta tarefa.
- Defina o objetivo do seu conteúdo: qual o propósito do conteúdo que você está criando? É educar o leitor? É vender um produto? É importante determinar isso antes de qualquer coisa, para utilizar palavras-chave coerentes com cada intenção.
- Considere a intenção de pesquisa: depois de determinar o objetivo do conteúdo, é preciso considerar as palavras-chave de acordo com sua intenção de pesquisa que pode ser: informativa, navegacional, transacional e comercial. Por exemplo, quando o usuário faz a seguinte pesquisa: “exercícios para queimar gordura em casa”, é evidente que ele não está buscando um produto, e ele não quer ler um texto extenso; ele deseja encontrar um conteúdo prático e direto ao ponto, mostrando os melhores exercícios caseiros.
- Analise a competitividade do mercado: diversas ferramentas como SemRush, Ahrefs e Ubersugggest podem te ajudar a verificar a competitividade de cada palavra-chave e assim escolher a opção que seja mais coerente com a sua estratégia.
- Utilize ferramentas adequadas: não empregue palavras-chave de acordo com “achismo”, pois existe um grande risco da estratégia não funcionar. Por isso é essencial utilizar as ferramentas para selecionar as melhores palavras-chave a até mesmo encontrar outras opções que nem passaram pela sua cabeça.
Benefícios das palavras-chave de cauda longa no SEO
Usar palavras-chave de cauda longa é vantajoso principalmente devido a sua menor concorrência. São termos pouco visados por grandes players do mercado, então sites com menor autoridade têm melhores chances de alcançar boas posições nos resultados de busca e construir sua base de usuários.
Apesar dessas palavras-chave apresentarem menor tráfego individualmente, a soma do tráfego de várias dessas palavras-chave pode ser significativa. Ou seja, um site que consegue se posicionar bem para várias palavra-chave de cauda longa consegue alcançar um ótimo volume de tráfego.
Essa estratégia garante que o site tenha uma base sólida de conteúdo, tráfego e autoridade, para poder concorrer com players maiores a longo prazo.
As palavras-chave de cauda longa também atraem tráfego mais qualificado. Por se tratarem de pesquisas extremamente direcionadas, os usuários que estão pesquisando sabem exatamente o que querem, e provavelmente se encontram em um estágio mais avançado em sua jornada de compra. Isso significa que o tráfego é mais engajado e tem uma maior propensão à conversão.
Outro detalhe é que esse tipo de palavra-chave é muito mais utilizado em pesquisas por voz, que tem se tornado cada vez mais populares com o aumento do uso de assistentes como Alexa e Siri.
Exemplos de palavras-chave de cauda longa bem-sucedidas
Segue uma imagem que exemplifica a diferença de tráfego de uma palavra-chave de cauda curta para uma de cauda longa:
Note que as palavras-chave de cauda longa, apesar de terem menor volume de tráfego, tem uma concorrência muito menor do que as palavras-chave de cauda curta. A busca por “tênis feminino para caminhada” reflete um nível de intenção do usuário muito específico, ou seja, ele sabe exatamente o que deseja comprar.
Este nível de especificidade não existe na busca por “tênis”, que embora tenha um volume de busca superior, é mais genérica e atrai usuários em diferentes estágios de decisão de compra. Esta busca pode incluir tanto usuários que estão apenas explorando opções quanto aqueles que já sabem o que querem.
Estratégias para otimizar palavras-chave de cauda longa
Existem algumas técnicas bastante interessantes para tornar o uso das palavras-chave de cauda longa mais eficiente em seus conteúdos.
Estrutura inteligente e arquitetura de informação estratégica
Ter um site com uma arquitetura e estrutura inteligentes pode auxiliar na sua estratégia e na forma como suas palavras-chave de cauda longa são classificadas no Google. Pensar estrategicamente em como levar o tráfego de uma página a outra, e em fornecer uma experiência de navegação que direcione o usuário às páginas principais facilita a passagem de autoridade e relevância por meio da linkagem interna.
Conteúdo útil e relevante
Não pense apenas em inserir palavras-chave no seu conteúdo, pense em criar um conteúdo que seja realmente útil e atenda as necessidades e expectativas dos usuários. O Google tem diversas diretrizes que favorecem sites que entregam conteúdos úteis, originais, que realmente resolvam o problema ou a dúvida dos usuários. Essa abordagem é essencial para sites que prezam pela qualidade e pelos ótimos resultados a longo prazo.
Otimização contínua e análise de dados
Monitore suas páginas e avalie a necessidade de fazer mudanças estratégicas com base no desempenho na classificação destas palavras-chave. Avalie a necessidade de fazer adaptações no conteúdo, na estrutura técnica, nos títulos, URLs, meta descrições, imagens, para tentar melhorar o desempenho de páginas que não estejam se saindo tão bem.