Atualizado em: 21/01/2025
O universo do SEO é multifacetado, engloba diversos tipos de técnicas e estratégias com o mesmo objetivo: melhorar o posicionamento de um website nos motores de busca. Para além disso, é importante ter em mente que, para alcançar este objetivo, o site deve atender exatamente ao que o usuário procura; assim, não basta apenas focar em agradar ao Google, mas também ao usuário. O SEO técnico é uma das estratégias que auxilia o seu site a se posicionar melhor do Google, indo além do conteúdo.
Todos os aspectos do SEO são relevantes neste sentido, da mesma forma que um conteúdo de qualidade e a correta aplicação de palavras-chave faz com que seu site seja entendido como uma fonte segura, confiável e certeira de informações, uma otimização técnica faz com que a página ofereça uma ótima experiência ao usuário, mantendo-o ali por mais tempo e facilitando que ele encontre o que foi procurar.
Vamos entender melhor do que se trata o SEO técnico, e porque esta estratégia é importante.
O que é o SEO técnico?
É um dos pilares essenciais da otimização de um website. Sabe-se que as estratégias e conhecimento em torno de SEO são mutáveis, pois acompanham as transformações tecnológicas e dos algoritmos dos mecanismos de busca, então estão sempre sendo atualizadas. Porém, é bastante certeiro falar que o SEO técnico é a base para tudo isso, e que isso é algo que nunca irá mudar.
Vamos entender a diferença básica entre os tipos de SEO:
- SEO on-page: é responsável pela produção e otimização do conteúdo
- SEO off-page: se foca na realização de atividades externas às páginas do site, como a construção de backlinks e atividades em mídias sociais
- SEO local: otimizações que se focam em colocar o site “no mapa” quando se trata de um negócio local, para que seja visto por pessoas que buscam serviços/produtos em determinada localização
- SEO técnico: melhorias na estrutura e código do site, auxiliam os rastreadores dos mecanismos de busca a encontrarem e interpretarem o conteúdo do site
Cada tipo de SEO tem a sua relevância, então, uma boa estratégia para solidificar a presença de uma marca online é combinar todas estas de maneira harmoniosa, dando a devida atenção a cada processo.
Qual é o papel do SEO técnico?
O SEO técnico desempenha uma função vital ao otimizar a infraestrutura, o back-end e o front-end de um website para rastreamento eficiente pelos robôs dos motores de busca. Ao estruturar adequadamente um site, asseguramos que esses rastreadores compreendam e indexem o conteúdo corretamente, aumentando assim as chances de uma classificação superior nos resultados de pesquisa.
Além disso, desempenha uma função importante ao lidar com erros técnicos que vão surgindo nos sites ao longo do tempo. É bastante comum: todos os sites apresentam erros técnicos, cabe ao profissional que cuidará do SEO técnico distinguir a relevância e gravidade de cada erro, corrigindo-os em ordem de prioridade para assim manter o site saudável.
10 estratégias relevantes para o SEO técnico do seu site
Tenha um certificado SSL/TLS
SSL é sigla para “Secure Sockets Layer” e é um protocolo de segurança criptográfico que estabelece um link seguro entre servidor web de um site e o navegador do usuário. Atualmente, o SSL tem sido substituído pelo TLS “Transport Layer Security”, que funciona basicamente da mesma forma.
Em outras palavras, esse certificado garante que o usuário está em um ambiente seguro para transmitir dados pessoais, pagamentos, login, e outras possíveis informações. Ter esse certificado é essencial para transmitir confiança ao usuário, e tem um peso relevante em termos de SEO pois o Google prioriza sites seguros. O certificado é um elemento necessário para as URLs HTTPS, que atualmente são indispensáveis para um site ser considerado confiável.
Protocolos HTTP e HTTPs tem basicamente a mesma função, porém, enquanto o primeiro não utiliza criptografia para transferência de dados, o segundo utiliza, sendo considerado mais seguro.
Assim, sites que tem HTTPS na url são mais confiáveis, especialmente se o usuário for inserir alguma informação como dados do cartão de crédito para a realização de uma compra online. Nesse protocolo, as chances destes dados serem utilizados de maneira indevida são muito menores.
Em termos de SEO técnico, utilizar HTTPS em todas as URLs do site é um fator relevante para melhorar o ranqueamento das páginas, então, se o seu site ainda tem URLs com HTTP, recomenda-se a mudança. Tenha cuidado pois caso a mudança não seja feita de maneira adequada, as páginas podem ser impactadas de maneira negativa.
Otimização mobile – “mobile first”
Com o aumento contínuo do uso de dispositivos móveis para navegação e pesquisas online, especialmente no Google, o conceito de “mobile first” ganha destaque. Esse princípio propõe que os projetos web sejam desenvolvidos inicialmente para dispositivos móveis e, posteriormente, adaptados para navegadores de desktop.
Desde 2018 o Google realizou uma mudança em seus algoritmos de indexação e passou a considerar este conceito para rastrear e indexar páginas com base, principalmente, na experiência daquele site em dispositivos móveis. Assim, ter um site otimizado para estes dispositivos é um grande passo para ganhar visibilidade nos resultados de busca.
Não significa necessariamente que um site que não é adaptado para mobile tenha uma desvantagem direta no ranqueamento, entretanto, para pesquisas realizadas em dispositivos móveis, a preferência é exibir resultados com sites que sejam adaptados para aquele dispositivo.
Velocidade da página
A velocidade de carregamento de uma página não é apenas essencial para proporcionar uma ótima experiência ao usuário, mas também é vital para o SEO técnico. Com o passar dos anos, plataformas como o Google intensificaram seu foco na velocidade da página, elevando-a a um dos principais fatores de ranqueamento.
Nesse contexto, o SEO técnico atua otimizando as páginas para garantir tempos de carregamento ágeis. Estratégias como minificação de dados e implementação de caching são exemplos de ações tomadas para acelerar a entrega do conteúdo ao usuário.
Otimize as imagens
Uma das práticas essenciais para acelerar o tempo de carregamento das páginas é a otimização das imagens. O tamanho e peso das imagens utilizadas têm um impacto direto não somente na velocidade de carregamento, mas também na experiência do usuário. Assim, um site com imagens otimizadas é mais ágil e pode fazer a diferença para o usuário optar por continuar explorando ou abandonar a página.
Otimize suas URLs
Uma URL bem estruturada deve fornecer ao usuário informações básicas e relevantes a respeito do conteúdo da página destino. Chamada de URL amigável, essa prática não só torna a navegação mais intuitiva para os usuários, como também auxilia os mecanismos de busca e entenderem do que se trata aquele conteúdo. Ao incorporar palavras-chave no endereço da página, você orienta o usuário e também potencializa a visibilidade e ranqueamento de seu site.
Utilize tags canônicas
A tag canônica desempenha um papel crucial no SEO técnico, pois ajuda a resolver um dos desafios mais comuns que os motores de busca enfrentam: o conteúdo duplicado.
Essas tags, geralmente encontradas nos códigos como rel=”canonical”, são formas de informar aos mecanismos de pesquisa que determinada URL deve ser considerada como original, assim, caso haja outras versões daquela mesma página, os rastreadores irão entender que são cópias e não devem ser consideradas.
Ainda que, conscientemente você não tenha páginas com conteúdo duplicado em seu site é importante saber que para os mecanismos de busca, cada variação de URL é considerada com uma página separada. Então, mesmo que essas URLs sejam pequenas variações para chegar a um mesmo destino, os rastreadores irão entender como páginas distintas. Exemplo:
- http://www.exemplo.com
- https://www.exemplo.com
- http://exemplo.com
- https://exemplo.com
Todas estas páginas são o caminho para a página inicial de um site. Para os usuários, clicar em qualquer uma delas irá levar ao mesmo local; para os mecanismos de busca, são quatro versões de uma mesma página, configurando um conteúdo duplicado.
Os motores de busca penalizam sites que possuem conteúdo duplicado, pois isso confunde os algoritmos e oferece uma experiência de usuário negativa. Ao usar a tag canônica, você informa aos motores de busca qual página deve ser considerada como a versão original e preferida, direcionando o tráfego e o valor de SEO para ela.
Redirecionamentos e códigos de status
Redirecionamentos e códigos de status podem impactar significativamente a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca. Eles não apenas garantem uma experiência suave para os visitantes, mas também influenciam diretamente o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa. Aqui estão alguns pontos essenciais:
- Um redirecionamento 301 é usado para indicar que uma página foi permanentemente movida para outra URL. É o método mais indicado para redirecionar páginas
- Um redirecionamento 302 indica que a página foi temporariamente movida para outra URL. É geralmente usado quando você planeja trazer a página original de volta
- Um código de status 404 indica que a página não foi encontrada no servidor. Embora isso possa ocorrer ocasionalmente, páginas 404 frequentes podem prejudicar o SEO. Certifique-se de personalizar as páginas 404 com links úteis para evitar que os visitantes saiam do seu site
- Utilize endereços URLs adequados e personalizados para cada página para evitar a canibalização de palavras-chave
Ao implementar essas práticas corretamente, você pode melhorar significativamente o desempenho do seu site nos mecanismos de busca.
Arquivos e dados relevantes para os rastreadores
Os motores de busca, como o Google, utilizam rastreadores para analisar e indexar o conteúdo da web. Para garantir que seu site seja encontrado e indexado de forma eficiente, é fundamental entender e utilizar arquivos e dados específicos que forneçam orientações valiosas a esses rastreadores.
Vamos apresentar brevemente estes recursos e entender melhor de que forma afetam a otimização do seu site:
- Txt – arquivo simples e de fácil criação, fornece instruções sobre as páginas de um site aos rastreadores dos mecanismos de busca, identificando como eles devem rastreá-las
- Meta robôs (meta robots) – instruções que podem ser incorporadas nas páginas, também auxiliam os motores de busca a entenderem de que forma devem tratar e indexar o conteúdo da página. É possível utilizar recursos como “noindex“, “nofollow” e outros
- XML Sitemaps – como o nome sugere, é como um mapa do site. Esse arquivo é projetado para auxiliar os motores de busca a entenderem a estrutura de um site e a indexarem todas as páginas de maneira correta
Garantir que os rastreadores dos mecanismos de busca encontrem e indexem seu site corretamente é um passo crucial para o sucesso online. Ao entender e utilizar esses recursos de maneira eficaz, você pode melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa, alcançando um público mais amplo e direcionado.
Dados estruturados
Os dados estruturados são estruturas definidas que auxiliam os mecanismos de busca a interpretar o tipo de conteúdo que está sendo compartilhado em cada página.
O método mais comum para aplicar dados estruturados a sites é o JSON-LD, uma linguagem que emprega tipos e propriedades para contextualizar os dados de uma forma simplificada.
É importante associar essa marcação ao Schema.org que é um vocabulário de dados estruturados suportado pelos principais buscadores, como Google, Yahoo e Microsoft.
O uso de JSON-LD ainda permite que você enriqueça os snippets na página de resultados de pesquisa do Google com dados mais específicos como: classificação de estrelas, preços, disponibilidade de produtos, entre outros. Assim, os resultados ficam ainda mais atrativos e com mais informações.
Monitore a saúde estrutural do site
Após aplicar todas estas melhorias, é importante você acompanhar a saúde do site por meio da realização de auditorias regulares para identificar possíveis problemas e pontos de melhorias. Ao acompanhar constantemente o desempenho do seu site, você pode identificar problemas técnicos, como erros de rastreamento, links quebrados e páginas não indexadas. Isso permite que você resolva esses problemas antes que eles prejudiquem sua visibilidade nos mecanismos de busca.
Além disso, o monitoramento ajuda a manter o desempenho do site, garantindo uma experiência do usuário suave e um tempo de carregamento rápido. Também permite a identificação de oportunidades de melhoria, como palavras-chave emergentes e tendências de pesquisa. Com as constantes mudanças nos algoritmos de busca, o monitoramento é crucial para se adaptar rapidamente e evitar quedas nas classificações.
Conclusão
O papel do SEO técnico é manter toda a estrutura do site bem organizada e adequada para os mecanismos de busca e para o usuário, fornecendo uma ótima experiência de uso. Manter as páginas devidamente estruturadas e com dados organizados permite que os robôs do Google indexem o conteúdo, caso contrário, sua página não será encontrada nos mecanismos de busca.
Existem diversos elementos que podem impactar significativamente o tráfego orgânico e que podem ser resolvidas dentro do escopo de trabalho do SEO técnico como por exemplo a velocidade das páginas, a otimização para dispositivos mobile e, especialmente, questões com indexação e links. Assim, erros que possam impactar o tráfego do website devem ser prioridade para o responsável pela parte técnica do site, para que sejam resolvidos o quanto antes.