Usuário acessando on page SEO

SEO on-page: comece a otimizar seu site

18/06/2024 10 minutos de leitura

Atualizado em: 25/07/2024

O que é SEO on-page

SEO on-page refere-se às práticas de otimização realizadas diretamente nas páginas de um site, como ajuste de conteúdos, títulos e estrutura, para melhorar a experiência do usuário e a visibilidade nos motores de busca.

Qual é a diferença entre SEO on-page e SEO off-page?

SEO on-page otimiza todos os elementos que compõem uma página da web, como conteúdos, links e títulos; enquanto que o SEO off-page trabalha com elementos fora do site, como redes sociais, avaliações, backlinks.

Ambas as estratégias visam otimizar a visibilidade e a autoridade de um site. Mas enquanto o on-page melhora as páginas do site, o off-page busca trazer visitantes de outros meios ou redes.

Alguns exemplos de atividades que fazem parte do SEO on e off-page:

Off e on page seo exemplos

Combinar as duas estratégias é a melhor forma de trazer visibilidade para um site.

Quais estratégias podem ajudar com SEO on-page

Para aplicar SEO on-page em seu site, foque em todas as otimizações que forem melhorar a qualidade da página para o usuário, como por exemplo: utilizar títulos adequados com palavras-chave estratégicas, adotar URLs amigáveis e prezar pela qualidade e utilidade dos conteúdos.

Vamos entender como fazer estas otimizações!

Tags de título e descrições

As tags de título e descrições são os primeiros elementos que o usuário vê no Google quando faz uma pesquisa e encontra seu site. Eles são extremamente importantes, pois são a primeira impressão que o usuário vai ter da sua página.

Títulos e descrições informam usuários e motores de busca sobre o conteúdo da página, e podem ser um fator motivador ou desmotivador para o usuário clicar no seu link. Por isso é preciso pensar bem na hora de criar um título.

  • Para escolher corretamente, faça uma pesquisa e planejamento para identificar qual a melhor palavra-chave para inserir de acordo com o que seu público alvo tem pesquisado.
  • Escolha títulos claros e atraentes para o usuário, que façam ele querer clicar e saber mais sobre o seu conteúdo.
  • O tamanho ideal para uma tag de título é entre 50 a 60 caracteres, com esta extensão o título selecionado aparece sem cortes na página de resultados.
  • As descrições, por sua vez, complementam a informação sobre o conteúdo da página, ajudando a convencer o usuário a clicar em seu link. O tamanho ideal para uma descrição é entre 150 a 160 caracteres.

A melhor dica para uma boa descrição é: insira sua palavra-chave da forma mais natural possível e descreva o conteúdo de forma atraente, buscando dar relevância ao conteúdo.

Uso de headings (H1, H2, H3, etc.)

As headings são os títulos do seu conteúdo, que funcionam para organizar hierarquicamente os tópicos. Seu papel é dividir o texto em seções, facilitando a leitura e a compreensão do conteúdo. Estes títulos também servem para ajudar os mecanismos de busca a entenderem sobre o que é aquele conteúdo. Uma boa seleção de títulos favorece a indexação e classificação das páginas.

O uso adequados dos títulos também aumenta as chances do seu conteúdo aparecer em snippets de destaque no Google. Colocar respostas diretas ao que está sendo perguntado em um heading, por exemplo, aumenta suas chances de aparecer nos recursos do Google como “as pessoas também perguntam”.

seo on page titulação

O H1 é o título principal de uma página, e geralmente é o que aparece nos resultados dos mecanismos de busca; deve ser usado para determinar o tema central do conteúdo daquela página. É extremamente importante que cada página tenha apenas um H1, para não confundir usuários e motores de busca.

Do título H2 em diante é permitido repetir. Estes títulos servem para denominar capítulos e subcapítulos, quanto mais aprofundado um capítulo for, mais títulos ele terá. É muito importante incluir palavras-chave estratégicas nestes títulos também!

Otimização de URLs

A URL é o endereço da página, que fica na barra de pesquisa do seu navegador. Ter uma URL amigável significa ter um endereço compreensível, que facilita a localização pelo usuário.

Exemplos:

seo on page exemplos de URLs amigaveis

Usar URLs amigáveis em seu site traz melhorias em vários aspectos:

  • Experiência do usuário: uma URL descritiva ajuda a pessoa a entender o que ela deve esperar de uma página antes mesmo de clicar.
  • Indexação pelos mecanismos de busca: ter uma URL com palavras-chave relevantes ajuda os mecanismos de busca a entenderem do que se trata o conteúdo, e aumentam as chances de classificação em consultas específicas.
  • Visibilidade: o uso de palavras-chave na URL também é um fator de ranqueamento importante, assim como seu uso nos títulos e no conteúdo.

Algumas dicas para criar URLs amigáveis:

  • Não use caracteres desnecessários.
  • Utilize palavras-chave relevantes.
  • Separe as palavras com hífens.

Organização do conteúdo

Junto com o uso correto das heading tags, a organização dos seus posts e demais conteúdos deve ser pensada para facilitar a navegação do usuário. Isso deve ser feito por meio do uso inteligente das categorias e linkagem interna entre páginas.

Um site com categorias bem definidas facilita a navegação do usuário, pois fica mais organizado.

Para motores de busca isso também é válido, pois o rastreamento das páginas é feito de forma mais eficiente, uma vez que a estrutura do site fica mais compreensível.

Para estruturar as categorias de forma mais eficiente:

  • Pense no que é relevante para o usuário e nos temas centrais do seu site.
  • Crie categorias com nomes claros e diretos, que facilitam o usuário a encontrar o tipo de conteúdo que ele precisa.
  • Estruture categorias e subcategorias de forma hierárquica para facilitar a navegação.

Linkagem interna estratégica

A linkagem interna é uma estratégia de SEO que favorece o usuário a se manter no seu site, navegando por várias páginas. Para os motores de busca, a linkagem interna também ajuda no rastreamento e indexação das páginas.

A estratégia consiste em adicionar links estratégicos para outras páginas do site ao longo dos conteúdos. Isso induz o usuário a clicar e continuar navegando por outros conteúdos relevantes do seu site, aumentando a autoridade de link por todo o site.

Os links estrategicamente posicionados aumentam a retenção ao seu site, já que o usuário é incentivado a continuar navegando por outras páginas.

É importante saber que o uso de palavras-chave e descrições nos textos âncoras é uma ótima estratégia para otimizar estes links, pois se tornam mais atraentes para os usuários e mais fáceis de serem rastreados pelos motores de busca.

Atributos alt em imagens

O atributo alt, ou texto alternativo em imagens se refere à descrição das imagens que aparecem nas páginas dos sites. Essa descrição não é visível na publicação onde a imagem se encontra, porém, ela aparece no código da página, é lida por assistentes de voz (em recursos de acessibilidade, o assistente irá ler este texto para a pessoa que não pode ver a imagem), e aparece caso a imagem não seja carregada por algum motivo.

Esta otimização é muito importante para o usuário, é um recurso valioso de acessibilidade e também é relevante para os mecanismos de busca.

O Google não consegue “ver” as imagens como nós, então, para entender do que se trata uma figura, ele irá ler o alt text dela. Por isso, ao adicionar imagens em seus conteúdos lembre-se de sempre adicionar um texto descritivo para elas, indicando do que se trata.

Um ponto muito positivo deste recurso é que também é possível adicionar palavras-chave, desde que elas sejam relevantes para a descrição da imagem em questão.

Não esqueça também de mudar o “nome” da imagem para um termo relevante, evite deixar nomes genéricos como “imagem1.jpg”.

Velocidade de carregamento da página

A velocidade de carregamento determina quão rápido o conteúdo da página aparece para o usuário. Este elemento impacta diretamente na experiência de usuário e é um dos fatores de ranqueamento do Google.

Páginas com velocidades mais rápidas tem maiores chances de se classificar melhor nas páginas de resultados. Existem várias métricas importantes que devem sempre ser monitoradas e otimizadas para tornar um site mais rápido, dentre elas, as principais são:

  • Largest Contentful Paint (LCP): determina o tempo necessário para que o maior conteúdo da página seja renderizado, o ideal é que isso ocorre em até 2,5s após o início do carregamento.
  • Cumulative Layout Shift (CLS): avalia a estabilidade visual da página, o ideal é que fique abaixo de 0,1s.
  • Interation to Next Paint (INP): avalia a capacidade de resposta da página, o ideal é que esse valor seja inferior a 200ms.

E como melhorar estes índices?

  • Otimize imagens, evite figuras muito pesadas que sobrecarregam a página.
  • Minifique o CSS, JavaScript e HTML para remover código desnecessário.
  • Reduza os redirecionamentos, isso aumenta os atrasos de carregamento.
  • Otimize scripts como anúncios, widgets, avalie a necessidade de inseri-los em sua página

Esteja sempre monitorando a velocidade para avaliar a necessidade de fazer otimizações, para isso, existem várias ferramentas como: Google PageSpeed Insights e o Lighthouse.

Otimização do conteúdo para featured snippets

Os featured snippets são recursos da página de resultados do Google que aparecem em destaque quando determinadas pesquisas são feitas. São chamadas de posição zero, pois aparecem acima dos resultados “padrão”, em grande destaque.

Alcançar o posicionamento nestes recursos é extremamente valioso para SEO, e otimizar as páginas e conteúdos para aumentar as chances desse posicionamento é uma ótima estratégia de SEO on-page.

Todas as otimizações mencionadas são válidas para aumentar as chances de classificação neste recurso, entretanto, existem algumas outras dicas que podem ajudar:

  • Inicie o conteúdo com respostas claras e diretas ao tema que pretende abordar;
  • Utilize sempre a lógica hierárquica dos headings;
  • Estruture seu conteúdo em listas, marcadores, tabelas, sempre que possível;
  • Utilize parágrafos curtos e objetivos;
  • Não deixe de otimizar as imagens utilizadas nos conteúdos;
  • Revise constantemente seus conteúdos para atualizar informações.

Conclusão

Todas estas otimizações fazem com que o usuário e o Google percebam como o seu site tem qualidade e é bem preparado para receber os visitantes. O primeiro passo para quem deseja aparecer no topo das pesquisas é garantir que suas páginas estejam bem-estruturadas e preparadas conforme as estratégias de SEO on-page!

Ficou interessado em fazer estas melhorias para o site da sua empresa? Entre em contato com os especialistas em SEO da MO4!

Compartilhe
Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4 web.

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade
Preencha com os seus dados para iniciar uma conversa com nossos especialistas:
Ao prosseguir você declara estar de acordo termos de política de privacidade deste site.