Garantir a segurança de quem navega no seu site é um prioridade máxima quando se tem um negócio online. Especialmente para sites que permitem transações online e recolhem dados dos usuários como e-commerces, ter uma certificação de segurança como o SSL é essencial.
Mas o que significa SSL? O termo é para “Secure Sockets Layer”, que é um protocolo de segurança digital que garante uma conexão segura entre servidor web e o navegador do usuário.
Vamos entender mais a respeito desta certificação de segurança?
Entendendo o que é um certificado SSL
Este certificado confirma a autenticidade e a segurança da conexão de um site. Ele criptografa dados transmitidos pelo usuário, fazendo com que suas informações sensíveis como número de cartão de crédito e dados pessoais sejam transferidas para a web de forma segura.
O protocolo SSL garante que nenhum dado inserido por usuários em um site seja legível ou editável. Isso significa que as informações dos usuários não serão roubadas ou compartilhadas por criminosos digitais.
Onde fica o certificado SSL?
Um site com certificado SSL pode ser identificado através do “HTTPS” na sua URL, ao invés de “HTTP”, juntamente com um ícone de cadeado. Isso indica que o site é seguro para navegar, e que dados inseridos em formulários de cadastro ou de compra serão criptografados.
Ao clicar no ícone do cadeado, é possível ver alguns detalhes a respeito da certificação, como por exemplo, o nome do domínio referente aquele certificado, a organização que emitiu, a data de emissão e expiração, e a chave pública.
Quem emite o certificado?
A certificação SSL é emitida por Autoridades Certificadoras, que são organizações responsáveis por validar a identidade dos solicitantes. Isso garante a conformidade dos dados e a legitimidade de cada pedido.
Os tipos de certificado SSL
Existem alguns tipos diferentes de certificado SSL, entenda mais a respeito de cada um:
Self Signed
Os certificados Self Signed são gerados internamente pelas próprias empresas e não são validados por uma Autoridade Certificadora. São úteis principalmente para testes e ambientes internos da empresa, não sendo válidos para a confiança externa entre empresa e usuário.
Domain Validated
Esse certificado garante que o solicitante possui controle sobre o domínio em questão. É utilizado em sites que precisam apenas de uma criptografia mais básica, e que não lidam com a coleta de dados sensíveis dos usuários.
Organization Validation
Esse certificado oferece um pouco mais de segurança do que o anterior, pois inclui a verificação da existência legal da empresa solicitante. Essa certificação é uma forma de garantir que a empresa transmita mais confiança aos seus usuários.
Certificado SSL/TLS EV
Este tipo de certificado é o mais seguro de todos, pois requer um processo mais rigoroso de verificação. Neste caso, a Autoridade Certificadora irá verificar: propriedade do domínio, autenticidade legal e operacional da empresa, autoridade dos indivíduos solicitantes.
Este tipo de certificado é recomendado para e-commerces e instituições financeiras, pois lidam com muitos dados pessoais importantes dos usuários. Neste caso, o site precisa passar máxima credibilidade e segurança ao usuário.
Como obter um certificado digital SSL?
O primeiro passo é criar um “Certificate Signing Request” (CSR), que é o pedido de assinatura. Ele é um arquivo de texto criptografado que contém a chave pública do site e algumas informações sobre o URL a ser usado, a empresa, localização, nome oficial, etc.
Criado o CSR, ele deve ser enviado à Autoridade Certificadora escolhida, que irá criar uma estrutura de dados que corresponde à chave privada do certificado. Essa chave não é compartilhada em nenhum local do site e nem deve ser divulgada a ninguém.
Assim que o certificado é emitido, é preciso instalá-lo no servidor. Esse processo de instalação pode variar de acordo com o servidor, mas resumidamente, é uma configuração que permite o servidor utilizar o certificado SSL e realizar os testes de conexão segura.
Qual a validade?
Atualmente, o certificado SSL tem a validade de 13 meses no máximo. Esse período já foi maior, de até 24 meses, porém, essas reduções foram sendo feitas para garantir que a certificação se mantenha segura e atualizada.
Como saber se já tenho o certificado?
O jeito mais fácil de verificar é acessando o site e olhando a barra de navegação, certifique-se de que a URL do seu site começa com “https://” ao invés de “http://”; veja também se existe o ícone de cadeado ao lado da URL.
Outra forma de verificar é entrando nas configurações do servidor onde o site está hospedado e identificando se existe um certificado SSL instalado. Isso normalmente pode ser feito pelo painel de controle.
Qual o valor do SSL?
Uma certificação SSL pode custar, em média, entre R$ 300 e R$ 700. O custo varia de acordo com o número de domínios, o tipo de certificação escolhida, o tipo de dado que será compartilhado nas páginas.
Existem também certificados SSL gratuitos. Algumas empresas de hospedagem já vendem o serviço incluindo a certificação; em outros casos, organizações menores oferecem a certificação avulsa de forma gratuita.
Neste caso, é importante ficar de olho nas limitações e garantias desse tipo de certificação, para verificar se realmente garantem a segurança do site e não irão abrir brechas para ação de criminosos.
Como criar um certificado SSL gratuito
Existem diversas empresas menores e menos reconhecidas que oferecem a certificação SLL gratuitamente. É preciso buscar uma destas empresas e verificar quais são as condições de obtenção.
Atenção! É importante ficar de olho nas limitações e garantias dos certificados gratuitos, avaliando se ele realmente poderá garantir a segurança do site e não abrir brechas para a ação de criminosos.
Recomendamos sempre a busca por empresas reconhecidas para garantir uma certificação realmente segura para o seu site!
Conclusão
Grande parte das transações e interações são realizadas online, e oferecer um ambiente seguro para o usuário deve ser uma prioridade. O certificado SSL é uma forma de garantir que os dados sensíveis dos usuários serão protegidos, e é um indicativo de confiabilidade que o usuário espera encontrar.