Moedas caindo próximo a um celular

SEO e tráfego pago: aumente o retorno das suas campanhas

O SEO e o tráfego pago são estratégias de marketing digital com um objetivo comum: aumentar o tráfego do site. No entanto, elas operam de maneiras distintas. Saiba mais sobre esse assunto, e entenda como o SEO pode ajudar a melhorar os resultados das suas campanhas pagas.
12/09/2023 6 minutos de leitura

Atualizado em: 23/10/2024

A relação entre SEO e tráfego pago

SEO e tráfego pago são frequentemente tratados como estratégias separadas, mas quando trabalhadas de forma integrada, podem trazer resultados ainda melhores.

  • SEO: Foca na obtenção de tráfego orgânico através de resultados não patrocinados. Essa estratégia constrói autoridade ao longo do tempo, oferecendo resultados consistentes e duradouros.
  • Tráfego pago: Busca visibilidade imediata através da contratação de campanhas pagas via plataformas como Google Ads ou Meta Ads. É uma estratégia para gerar tráfego em curto prazo.

Principais diferenças entre tráfego pago e orgânico

O quadro abaixo apresenta de forma resumida as principais diferenças entre estes dois tipos de tráfego:

Característica Tráfego Pago Tráfego Orgânico
Resultados Imediatos e diretos, ideais para objetivos de curto prazo. Graduais e sustentáveis, construídos ao longo do tempo.
Custo Baseado em custo por clique; requer orçamento para anúncios. Sem custo direto por clique, demanda investimento em SEO e conteúdo de qualidade.
Posicionamento Anúncios em locais de destaque, como topo das páginas de resultados. Posições determinadas pelo ranking de SEO nos resultados de busca, um bom conteúdo pode alcançar primeira página do Google.
Segmentação Direcionamento detalhado por palavras-chave, demografia, interesses. Atrai visitantes por meio da relevância do conteúdo e da correspondência com as consultas de pesquisa do público-alvo.
Impacto de algoritmos Menos afetado por mudanças nos algoritmos de busca. Suscetível a mudanças nos algoritmos, é preciso fazer acompanhamento.
Sustentabilidade Dependente do orçamento contínuo para manter a visibilidade. Constrói visibilidade e autoridade duradouras sem custo direto contínuo.

Como funciona o SEO?

O SEO é uma estratégia de longo prazo, que visa melhorar a visibilidade e o posicionamento do seu site nos resultados orgânicos dos motores de busca. Isso é feito através de estratégia de conteúdo, melhorias na estrutura do site, ajustes técnicos, otimização da velocidade das páginas e outras técnicas.

Todas as melhorias feitas com SEO tem como foco melhorar a experiência do usuário e melhorar a qualidade geral do site, otimizando também o seu posicionamento na página de resultados (SERP).

Pessoa acessando página inicial do Google em notebook

Entendendo a SERP

A SERP (Search Engine Results Page) é a página de resultados exibida pelo Google e outros buscadores após uma pesquisa. Ela normalmente inclui:

  • Resultados orgânicos: Links gratuitos, exibidos com base em sua relevância e qualidade.
  • Resultados patrocinados: Links pagos, que aparecem no topo ou no final da página.

Os algoritmos do Google consideram diversos fatores para ranquear os resultados, tanto orgânicos quanto pagos, como a qualidade do conteúdo, palavras-chave, velocidade do site e a experiência do usuário.

Leia também: Conheça os recursos da SERP do Google.

O papel dos anúncios patrocinados

Os anúncios pagos aparecem em posições privilegiadas, podendo ser tanto no início, antes dos resultados orgânicos, ou no final da SERP. Sua posição exata depende de vários fatores, como:

  • Valor pago por clique (CPC)
  • Qualidade do anúncio
  • Qualidade da página de destino
  • Concorrência pela palavra-chave
  • Contexto da pesquisa
  • Entre outros

Embora seja possível melhorar a visibilidade pagando por melhores posições, o SEO continua sendo uma estratégia muito útil para garantir relevância e qualidade da página de destino, influenciando diretamente o desempenho de seus anúncios pagos.

Como o SEO melhora os resultados do tráfego pago

Otimizar o site da sua empresa com estratégias de SEO cria uma base sólida que fortalece tanto o desempenho das campanhas pagas quanto os resultados orgânicos de longo prazo, garantindo visibilidade mesmo após o encerramento das campanhas.

Confira abaixo como o SEO pode aprimorar os resultados das suas campanhas pagas:

Maximização das conversões

Sites otimizados por SEO proporcionam uma melhor experiência ao usuário, fator importante para aumentar a taxa de conversão. Quando os visitantes chegam ao site através de anúncios pagos e encontram uma página relevante, otimizada e com conteúdo de qualidade, a probabilidade de converter em clientes aumenta significativamente.

Melhoria no Quality Score da campanha e redução de custos

Uma página otimizada impulsiona o Quality Score das suas campanhas pagas. Essa métrica é influencia diretamente o desempenho dos anúncios. O Quality Score considera:

  • Relevância do anúncio
  • Qualidade da página destino
  • Taxa de cliques esperada (CTR)

Ao otimizar o site com boas práticas de SEO, você melhora a experiência do usuário, o que aumenta a chance de um bom posicionamento dos anúncios e pode reduzir o custo por clique (CPC).

Dados de SEO para melhorar anúncios

As ferramentas de análise de SEO fornecem dados valiosos sobre palavras-chave, comportamento do usuário e tendências de pesquisa. Esses insights podem ser utilizados para criar campanhas pagas mais eficazes, alinhando os anúncios com as reais intenções de busca do seu público-alvo.

Preenchimento de lacunas com palavras-chave

Uma pesquisa detalhada de palavras-chave pode revelar termos relevantes que ficaram de fora das campanhas de anúncios, mas que ainda têm um grande valor para o seu negócio.

Enquanto os anúncios pagos cobrem as palavras de alta competitividade, o SEO pode focar em termos de cauda longa ou termos menos concorridos, mas que geram tráfego qualificado. Assim, você cobre um espectro mais amplo de intenções de busca.

Alcance de usuários que evitam anúncios

Cerca de 77% do tráfego da web vem de pesquisas orgânicas, enquanto apenas 15% provém de anúncios pagos (fonte). Isso significa que a maior parte dos usuários confiam mais em resultados orgânicos, então ao fortalecer o SEO, você também atinge o público que evita clicar em anúncios patrocinados.

Entenda: Por que os usuários confiam mais nos resultados orgânicos.

Conclusão

SEO e tráfego pago não precisam competir. Pelo contrário, essas estratégias podem ser grandes aliadas quando trabalhadas de forma integrada. O SEO melhora a qualidade das páginas de destino, reduz os custos das campanhas pagas e garante uma presença forte e consistente nos resultados de pesquisa, mesmo quando os anúncios estão pausados.

Ficou interessado? Conheça o serviço de SEO da MO4 web e comece a melhorar os resultados das suas campanhas.

Compartilhe
Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4 web.

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade
Preencha com os seus dados para iniciar uma conversa com nossos especialistas:
Ao prosseguir você declara estar de acordo termos de política de privacidade deste site.