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Conheça as principais atualizações de algoritmo do Google

14/03/2024 12 minutos de leitura

Atualizado em: 14/03/2025

O Google está constantemente atualizando seu sistema de busca com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, exibir resultados mais relevantes e de maior qualidade e eliminar práticas abusivas de SEO. São cerca de 600 adaptações e atualizações a cada ano! Mas, relaxa! A maioria delas é tão sutil que passa despercebida, e nem todas são anunciadas pelo Google.

Entender como funciona o algoritmo do Google é como ter a chave para um tesouro: você desbloqueia uma série de oportunidades para melhorar seu desempenho na SERP e, por extensão, sua presença online. E quando se trata dessas atualizações, elas vêm em todas as formas e tamanhos, desde pequenos ajustes quase imperceptíveis até grandes revisões que podem virar o jogo para empresas e marcas.

Mulher usando o Google pelo celular, como funciona o algoritmo do Google?

Este post é dedicado a desvendar esse mistério que são as atualizações do algoritmo do Google. Vamos entender mudanças mais impactantes ocorridas ao longo dos anos, e que cada uma delas significou para o mundo digital e, o mais importante, fornecer a você um guia prático para se manter atualizado. Afinal, em um ambiente tão dinâmico, informação atualizada é o seu melhor ativo.

Fique conosco e descubra como as principais atualizações do algoritmo do Google moldaram a Web como a conhecemos hoje. E o melhor de tudo? Este post será continuamente atualizado para mantê-lo a par de todas as atualizações importantes do Google.

Como funciona o algoritmo do Google

Antes de nos aprofundarmos na lista cronológica das atualizações, é fundamental entender por que essas mudanças são tão cruciais. Atualizações de algoritmo podem afetar desde a visibilidade do seu site até a experiência do usuário, passando pelos seus resultados financeiros. Ignorar essas mudanças pode levar a um desempenho ruim na SERP, enquanto entender e adaptar-se a elas pode lhe dar uma vantagem competitiva valiosa.

É certo que estar posicionado na primeira página do Google é algo notável, o site ganha reputação e autoridade, além de aumentar significativamente o tráfego orgânico que chega ao site.

Mulher segurando uma lupa, representando a busca por um site no Google

O posicionamento de cada site é determinado pelo algoritmo do Google, e este funciona com base em uma série de variáveis que rastreiam e classificam as páginas. Não existe uma lista certa de quais elementos são considerados para a classificação, porém, existem algumas práticas já reconhecidas no meio do SEO que auxiliam e têm gerado bons resultados àqueles que as adotam em seus domínios:

  • Conteúdo de alta qualidade
  • Otimização de palavras-chave
  • Experiência de usuário
  • Backlinks de qualidade
  • Autoridade do domínio
  • Atualizações constantes

Para você se aprofundar mais nestas práticas, temos um conteúdo ensinando o que é SEO e como funciona, e também uma lista de dez práticas de SEO técnico para se posicionar bem nos mecanismos de busca, fique por dentro!

Como se preparar para atualizações futuras

Ninguém tem uma bola de cristal para prever as próximas grandes mudanças no algoritmo do Google, mas há formas de se preparar para minimizar impactos negativos e até mesmo aproveitar novas oportunidades.

Todas as atualizações feitas pelo Google têm como objetivo melhorar a relevância e a qualidade dos resultados de pesquisa. Enquanto algumas atualizações são pequenos ajustes, outras podem virar a tabela de classificações de cabeça para baixo. Mas aqui está o segredo: se você focar em criar um site incrível para o seu público, cheio de conteúdo útil e uma experiência de usuário agradável, você já está um passo à frente na corrida do SEO.

Redatores desenvolvendo conteúdos de qualidade

O Google recompensa sites que priorizam a qualidade e a experiência do usuário, então, ao invés de tentar decifrar cada mudança no algoritmo, coloque seu público em primeiro lugar. Assim, não apenas você resistirá às tempestades das atualizações de algoritmo, como também verá seu site crescer e prosperar.

Lista das principais atualizações do Google

2003 – Florida 🌴

É como o ‘Big Bang’ do Google! Esta foi a primeira vez que o Google realmente bateu o martelo contra sites que enchiam suas páginas de palavras-chave só para aparecer primeiro na busca. Adeus, spam!

2005 – Big Daddy 🔗

Essa atualização estrutural teve início em 2005 e foi finalizada em 2006. Se o seu site tinha URLs complicadas e redirecionamentos confusos, esta atualização colocou tudo em ordem. Uma verdadeira faxina digital.

2005 – Jagger 🎯

Ainda em 2005, o Google lançou outra atualização referente à análise e penalização dos sites que utilizavam estratégias de construção não natural de backlinks. Esta foi uma caçada aos trapaceiros que compravam links para enganar o sistema. A mensagem foi clara: joguem limpo ou sejam penalizados!

2009 – Caffeine ⚡

Google virou um apreciador de café e começou a mostrar resultados mais fresquinhos e atuais. Sites atualizados regularmente ganharam pontos!

2009 – Vince 🏢

A atualização Vince foi uma grande mudança na SERP para palavras-chave altamente competitivas. Esta mudança foi como dar um tapete VIP para grandes marcas e sites confiáveis em pesquisas competitivas. Pequenos sites tiveram que suar mais para aparecer. Pode-se pensar que essa atualização foi reflexo da busca pela valorização dos conteúdos com maior qualidade, mais confiáveis e relevantes.

2011 – Panda 🐼

Nessa atualização, o objetivo do Google foi de combater e eliminar as práticas de Spam e BlackHat (estratégias antiéticas utilizadas para melhorar o ranqueamento das páginas). Essa mudança foi motivada pelo aumento da reclamação dos usuários sobre conteúdos de baixa qualidade nos resultados da SERP.

Assim, essa alteração do algoritmo Google foi responsável por atribuir uma classificação de qualidade aos sites; desta forma, para melhorar a classificação de um site, este deveria se focar em produzir conteúdos de qualidade.

O Panda agora é um elemento constante no algoritmo, sempre buscando melhorar o que você vê nos resultados.

2012 – Penguim 🐧

Essa foi uma atualização do algoritmo de webspam do Google, outro esforço da empresa em eliminar os spam e a manipulação de links. Essa atualização se baseou no fato de que o volume de links estava desempenhando um papel muito relevante na classificação das páginas, assim, sites com conteúdos de baixa qualidade estavam se classificando em posições de destaque, prejudicando a experiência do usuário.

Outro golpe nos sites que usavam truques para manipular links. Agora, o Google estava de olho na qualidade, não apenas na quantidade de links.

2013 – Hummingbird 🐦

Uma das principais atualizações do Google desde 2001. O intuito dessa atualização foi de tornar o algoritmo mais eficiente no sentido de entender do que se tratava as consultas realizadas e entregar resultados mais coerentes.

Google começou a entender consultas complexas e palavras-chave conversacionais, tornando as buscas mais ‘humanas’.

2014 – Pidgeon 📍

Uma grande vitória para as empresas locais! Se você digitar “pizzaria perto de mim”, essa atualização garante que você encontre as melhores opções nas proximidades.

Com essa mudança, os resultados para pesquisas locais passaram a ser mais eficientes, mostrando empresas locais que tem uma forte presença e visibilidade na pesquisa tradicional. Houveram melhorias no sistema de classificação da localização e distância do Google Maps e integração entre este e o mecanismo de busca.

2015 – Rankbrain 🧠

Uma pitada de inteligência artificial para entender o que você realmente quer dizer quando faz uma busca.

Assim, o algoritmo passou a ver qual entidade as palavras-chave representavam ao invés de apenas ler os caracteres literalmente.

2015 – Mobile-Friendly Update 📱

Esta mudança também é conhecida como “Mobilegeddon”, o Google passou a dar um ‘joinha’ para sites otimizados para celulares. Seu site é mobile-friendly? Ele ganha pontos!

2017 – Maccabees 🎭

Essa foi outra atualização focada em experiência do usuário, o foco foi em sites que utilizavam muitas variações de palavras-chave de cauda longa com, essencialmente, o mesmo significado e estratégias de blackhat. Mais um golpe contra sites que usavam palavras-chave enganosas e truques para subir nas buscas.

2019 – BERT 📖

Em 2019 o Google lança seu algoritmo chamado BERT, cujo objetivo é melhorar o entendimento das consultas realizadas no mecanismo de busca. Basicamente esta tecnologia funciona processando palavras em relação a outras palavras de uma frase.

Uma revolução na forma como o Google entende o contexto das palavras na sua pesquisa. Agora ele entende até mesmo subtextos e nuances!

2020 – Snippet Deduplication 🔍

Em 2020 houveram algumas atualizações, dentre elas uma mudança que impede que um site que está em destaque no snippet apareça novamente na listagem orgânica na primeira página.

Aqui, o Google decidiu evitar repetições na primeira página para tornar a busca mais diversificada.

2021 – Avaliação de produtos 🛒

Atualização focada nos vendedores! O Google está de olho em avaliações falsas e quer garantir que o que você vê é real e útil.

O foco desta atualização foi introduzir novos requisitos para a avaliação de produtos.

2022 – Atualização de conteúdo útil 📝

Nesta atualização, o Google renovou seu foco na qualidade do conteúdo oferecido nos sites. O algoritmo agora favorece plataformas que produzem conteúdo realmente útil e relevante para os usuários, em vez de simplesmente otimizar para os motores de busca. A ideia é incentivar os criadores a desenvolverem material que traga valor autêntico ao público, tornando a internet um lugar mais informativo e confiável.

2022 – Page Experience ✅

Google agora favorece sites que são verdadeiramente úteis e rápidos para carregar, tanto no celular quanto no desktop.

Com isso, o Google visa melhorar a experiência geral do usuário na web, recompensando sites que oferecem uma navegação mais fluida e rápida com posições mais elevadas na SERP.

2023 – Core Update de outubro 🚀

A mais recente grande mudança! Seu site tem conteúdo original e de alta qualidade? Ele vai brilhar. Se não, é hora de melhorar.

As chamadas “Core Updates” são grandes atualizações que afetam bastante o funcionamento da SERP, e devem ser levadas em conta pelos profissionais de SEO e proprietários de sites. Esta atualização penalizou sites com conteúdos de baixa qualidade e favoreceu aqueles com conteúdo original, confiável e útil.

2023 – Core Update de novembro 🌐

Logo em seguida à atualização do sistema de avaliação, o Google lançou outra significativa mudança no algoritmo: a Core Update de Novembro. Este update mantém o foco na qualidade do conteúdo, refletindo uma resposta adaptativa do Google às transformações trazidas pela Inteligência Artificial no universo da criação de conteúdo.

2024 – Nova métrica para Core Web Vitals 🔄

Em 12 de março, o Google substituiu o FID (First Imput Delay) pelo INP (Interaction to Next Paint) no Core Web Vitals. Essa atualização muda a forma como medimos a interatividade das páginas, com o INP focando não apenas no primeiro input do usuário, mas em como e quando as alterações se tornam visíveis na tela.

2024 – Core Update de março 🧹

Essa atualização será um divisor de águas no combate ao conteúdo de baixa qualidade. O Google promete varrer para longe 40% do conteúdo de baixa qualidade que entulha os resultados de busca.

Esta mega atualização não só ajusta os algoritmos para premiar conteúdo útil e original, mas também lança um arsenal de novas políticas anti-spam para combater abusos como conteúdo escalável sem valor, exploração da reputação de sites e a manipulação por meio de domínios expirados.

2024 – Core Uptade de agosto 🌟

Essa atualização tem como objetivo melhorar a qualidade dos resultados de busca, respondendo diretamente ao feedback da comunidade.

Desde a última atualização em março, muitos criadores de conteúdo viram seu tráfego diminuir em favor de grandes sites, mesmo oferecendo material de alta qualidade. Com esta atualização, o Google promete reverter essa situação, aprimorando sua capacidade de reconhecer e refletir as melhorias feitas nos sites em seus rankings.

2024 – Core Uptade de novembro 👩‍💼

Outro core update com o objetivo de promover conteúdos úteis aos usuários. Nenhuma grande novidade aqui, o Google continua aprimorando seus algoritmos para melhorar a qualidade dos sites exibidos nos resultados das buscas.

2024 – Core Uptade de dezembro 🏅

Último core update do ano, ainda seguindo a linha de atualizações para melhorar a qualidade dos resultados exibidos e corrigir instabilidades das atualizações anteriores. Com essas atualizações, sites que tem maior autoridade tópica tem se beneficiado.

O ano de 2024 foi marcado por várias core updates, como nunca antes visto! Isso porque com a automação na criação de conteúdos, muitos sites tem publicado quantidades enormes de conteúdos sem valor algum. Frente a isso, as atualizações são tentativas do Google de lidar com essa situação, evitando que seus resultados exibam conteúdos de baixa qualidade.

2025 – Core Update de março 🎆

A primeira atualização de 2025 também tem como foco a melhoria da qualidade dos resultados exibidos pelo buscador do Google. Mais uma vez, a recomendação é priorizar a criação de conteúdos úteis e relevantes para os usuários, seguindo as diretrizes do EEAT.

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Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4 web.

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