Porque criar um blog corporativo

8 motivos para criar um blog para seu e-commerce

25/06/2024 6 minutos de leitura

Você sabe qual é a função de um blog nos sites e e-commerces? Este recurso é muito utilizado por empresas de todos os portes, por suas várias funções: aproximar a marca do público, melhorar o posicionamento no Google, atrair novos leads e outras vantagens.

Continue neste post e entenda como o blog desempenha todas estas funções, e como você pode utilizá-lo para melhorar as vendas do seu e-commerce!

Para que serve um blog?

O blog é um espaço livre para criar conteúdo, no qual se pode adicionar: textos, imagens, vídeos, áudios. Este espaço é utilizado para compartilhar informações, artigos, notícias, pesquisas, insights, dicas, guias, tudo o que você achar que vai interessar os seus leitores.

Se trata de um espaço acessível para a publicação e obtenção de conteúdo informativo. São ferramentas de comunicação que os sites adotam para se aproximar dos leitores, entregar informação e gerar engajamento.

Origem do blog

O termo “blog” é uma redução do termo “weblog” criado em 1997 para designar páginas nas quais as pessoas compartilhavam textos ou outras páginas que achassem interessantes. Originalmente, o blog foi pensado para ser um espaço na web onde as pessoas pudessem compartilhar conteúdo pessoal.

Nos anos 2000, a ferramenta se popularizou, sendo reconhecida como um tipo de “diário na internet” onde as pessoas compartilhavam suas vivências, interesses, músicas preferidas, vídeos, comentários, sugestões, fotos. O intuito do blog era colocar a sua personalidade em uma página da internet, e trocar experiências com outros blogueiros.

Com o passar dos anos, os blogs começaram a ser utilizados como uma forma de associar a imagem dos blogueiros a marcas, com a realização de resenhas, comparativos, apresentação de novos produtos, geralmente associados a estilo de vida. Assim, a ferramenta passou a ganhar um grande valor na área do marketing, devido à grande repercussão que estes blogueiros conseguiam com suas publicações.

Para que serve um blog? Blogueira publicando.

Assim os blogs começaram a ser vistos com outros olhos: uma oportunidade para que as marcas se comunicassem diretamente com seu público e ganhassem espaço na web. Associando a utilidade do blog com estratégias de marketing de conteúdo, as marcas começaram a utilizar o espaço para oferecer conteúdo de qualidade aos usuários.

Ferramenta estratégica que auxilia o SEO

O blog é uma das ferramentas mais poderosas de SEO atualmente. As publicações feitas nesse espaço ajudam a aumentar a visibilidade da marca, melhoram a classificação, ajudam a criar uma presença digital sólida.

Em conjunto com outras práticas essenciais de SEO para e-commerce, como a criação de descrições estratégicas dos produtos, é possível aumentar seu tráfego e sua base de leads.

Porque criar um blog para e-commerce?

O blog abre espaço para educar, engajar e atrair clientes, é um espaço dedicado ao marketing de conteúdo. É possível utilizar o blog para direcionar tráfego para a loja, para produtos específicos, atrair novos visitantes, agregar valor ao seu negócio.

Para isso, é importante entender sobre o seu nicho de atuação: o que o seu público-alvo está buscando? Do que eles precisam? Quais são as principais dúvidas e interesses deles quando buscam algo na internet?

Com essas informações, é possível criar conteúdos que atendam às necessidades e interesses do seu público-alvo. Ou seja, no blog da sua loja você não irá vender seus produtos diretamente, mas sim, compartilhar conteúdos de valor, que sejam úteis para o seu usuário.

Pessoa engajada em blog para ecommerce

8 motivos para criar um blog no e-commerce

Criar um blog na sua loja online traz diversos benefícios para o seu negócio, desde ampliar as suas chances de aparecer nos resultados de busca, até atrair mais clientes, educar o público-alvo sobre seu produto, aumentar as vendas e muito mais.

Veja 8 motivos para criar um blog para o seu e-commerce:

1. Melhorar o posicionamento da loja no Google

O blog permite que seu site se classifique para uma variedade maior de palavras-chave do que apenas as páginas de produtos. Isso aumenta a visibilidade nos resultados de pesquisa, fazendo com que mais pessoas encontrem a sua página e descubram sua loja.

2. Gerar tráfego

Ao ganhar mais visibilidade, o blog tende a atrair mais tráfego ao site. Isso resulta em novos visitantes, mais pessoas descobrindo a sua marca e explorando a sua loja. Isso é ótimo!

3. Ganhar backlinks

Conteúdos úteis e compartilháveis, como listas, infográficos e guias, incentivam as pessoas e outros sites a compartilharem seus links. Isso gera backlinks valiosos que ajudam seu site a se classificar melhor no Google, fortalecendo a autoridade da marca e resultando em mais tráfego.

4. Aumentar a autoridade da marca

Com o blog, você pode estabelecer sua marca como uma especialista no assunto. Publicar conteúdos variados e de valor para o usuário, faz com que sua marca seja vista como uma verdadeira entendedora, reforçando sua autoridade.

5. Auxiliar o cliente no processo de compra

Conteúdos de qualidade podem guiar os usuários desde a descoberta inicial até a decisão final de compra. Criar conteúdos que atendam a topo, meio e fundo de funil aumenta as chances de converter seus leitores em clientes.

6. Gerar leads

Usuários engajados com suas publicações tornam-se leads mais qualificados. Fornecer conteúdos relevantes aumenta as chances de o usuário preencher seus dados em uma newsletter, ou num formulário para baixar um conteúdo (como um e-book, um guia, uma planilha, entre outros).

7. Fidelizar clientes

O blog favorece a relação da sua marca com o público-alvo, que passa a vê-la como referência no nicho. Quando essa pessoa estiver pronta para realizar a compra, as chances de ela recorrer ao seu produto aumentam.

8. Gerar engajamento

O blog é uma ótima oportunidade para o público-alvo se envolver com sua marca. Isso pode ser feito por meio de comentários nas publicações, compartilhamento de cases de sucesso, publicação de fotos e vídeos. Tudo isso ajuda a fortalecer os laços com os consumidores.

Conclusão

Ter um blog é uma ótima estratégia para melhorar o posicionamento e fortalecer a sua marca no ambiente online. Se interessou? Entre em contato com a MO4, nós temos uma equipe dedicada de SEO para implementar o blog no seu e-commerce e realizar a redação dos conteúdos estratégicos.

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Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4 web.

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