Você sabe qual é a função de um blog nos sites e e-commerces? Este recurso é muito utilizado por empresas de todos os portes, por suas várias funções: aproximar a marca do público, melhorar o posicionamento no Google, atrair novos leads e outras vantagens.
Continue neste post e entenda como o blog desempenha todas estas funções, e como você pode utilizá-lo para melhorar as vendas do seu e-commerce!
Para que serve um blog?
O blog é um espaço livre para criar conteúdo, no qual se pode adicionar: textos, imagens, vídeos, áudios. Este espaço é utilizado para compartilhar informações, artigos, notícias, pesquisas, insights, dicas, guias, tudo o que você achar que vai interessar os seus leitores.
Se trata de um espaço acessível para a publicação e obtenção de conteúdo informativo. São ferramentas de comunicação que os sites adotam para se aproximar dos leitores, entregar informação e gerar engajamento.
Origem do blog
O termo “blog” é uma redução do termo “weblog” criado em 1997 para designar páginas nas quais as pessoas compartilhavam textos ou outras páginas que achassem interessantes. Originalmente, o blog foi pensado para ser um espaço na web onde as pessoas pudessem compartilhar conteúdo pessoal.
Nos anos 2000, a ferramenta se popularizou, sendo reconhecida como um tipo de “diário na internet” onde as pessoas compartilhavam suas vivências, interesses, músicas preferidas, vídeos, comentários, sugestões, fotos. O intuito do blog era colocar a sua personalidade em uma página da internet, e trocar experiências com outros blogueiros.
Com o passar dos anos, os blogs começaram a ser utilizados como uma forma de associar a imagem dos blogueiros a marcas, com a realização de resenhas, comparativos, apresentação de novos produtos, geralmente associados a estilo de vida. Assim, a ferramenta passou a ganhar um grande valor na área do marketing, devido à grande repercussão que estes blogueiros conseguiam com suas publicações.
Assim os blogs começaram a ser vistos com outros olhos: uma oportunidade para que as marcas se comunicassem diretamente com seu público e ganhassem espaço na web. Associando a utilidade do blog com estratégias de marketing de conteúdo, as marcas começaram a utilizar o espaço para oferecer conteúdo de qualidade aos usuários.
Ferramenta estratégica que auxilia o SEO
O blog é uma das ferramentas mais poderosas de SEO atualmente. As publicações feitas nesse espaço ajudam a aumentar a visibilidade da marca, melhoram a classificação, ajudam a criar uma presença digital sólida.
Em conjunto com outras práticas essenciais de SEO para e-commerce, como a criação de descrições estratégicas dos produtos, é possível aumentar seu tráfego e sua base de leads.
Porque criar um blog para e-commerce?
O blog abre espaço para educar, engajar e atrair clientes, é um espaço dedicado ao marketing de conteúdo. É possível utilizar o blog para direcionar tráfego para a loja, para produtos específicos, atrair novos visitantes, agregar valor ao seu negócio.
Para isso, é importante entender sobre o seu nicho de atuação: o que o seu público-alvo está buscando? Do que eles precisam? Quais são as principais dúvidas e interesses deles quando buscam algo na internet?
Com essas informações, é possível criar conteúdos que atendam às necessidades e interesses do seu público-alvo. Ou seja, no blog da sua loja você não irá vender seus produtos diretamente, mas sim, compartilhar conteúdos de valor, que sejam úteis para o seu usuário.
8 motivos para criar um blog no e-commerce
Criar um blog na sua loja online traz diversos benefícios para o seu negócio, desde ampliar as suas chances de aparecer nos resultados de busca, até atrair mais clientes, educar o público-alvo sobre seu produto, aumentar as vendas e muito mais.
Veja 8 motivos para criar um blog para o seu e-commerce:
1. Melhorar o posicionamento da loja no Google
O blog permite que seu site se classifique para uma variedade maior de palavras-chave do que apenas as páginas de produtos. Isso aumenta a visibilidade nos resultados de pesquisa, fazendo com que mais pessoas encontrem a sua página e descubram sua loja.
2. Gerar tráfego
Ao ganhar mais visibilidade, o blog tende a atrair mais tráfego ao site. Isso resulta em novos visitantes, mais pessoas descobrindo a sua marca e explorando a sua loja. Isso é ótimo!
3. Ganhar backlinks
Conteúdos úteis e compartilháveis, como listas, infográficos e guias, incentivam as pessoas e outros sites a compartilharem seus links. Isso gera backlinks valiosos que ajudam seu site a se classificar melhor no Google, fortalecendo a autoridade da marca e resultando em mais tráfego.
4. Aumentar a autoridade da marca
Com o blog, você pode estabelecer sua marca como uma especialista no assunto. Publicar conteúdos variados e de valor para o usuário, faz com que sua marca seja vista como uma verdadeira entendedora, reforçando sua autoridade.
5. Auxiliar o cliente no processo de compra
Conteúdos de qualidade podem guiar os usuários desde a descoberta inicial até a decisão final de compra. Criar conteúdos que atendam a topo, meio e fundo de funil aumenta as chances de converter seus leitores em clientes.
6. Gerar leads
Usuários engajados com suas publicações tornam-se leads mais qualificados. Fornecer conteúdos relevantes aumenta as chances de o usuário preencher seus dados em uma newsletter, ou num formulário para baixar um conteúdo (como um e-book, um guia, uma planilha, entre outros).
7. Fidelizar clientes
O blog favorece a relação da sua marca com o público-alvo, que passa a vê-la como referência no nicho. Quando essa pessoa estiver pronta para realizar a compra, as chances de ela recorrer ao seu produto aumentam.
8. Gerar engajamento
O blog é uma ótima oportunidade para o público-alvo se envolver com sua marca. Isso pode ser feito por meio de comentários nas publicações, compartilhamento de cases de sucesso, publicação de fotos e vídeos. Tudo isso ajuda a fortalecer os laços com os consumidores.
Conclusão
Ter um blog é uma ótima estratégia para melhorar o posicionamento e fortalecer a sua marca no ambiente online. Se interessou? Entre em contato com a MO4, nós temos uma equipe dedicada de SEO para implementar o blog no seu e-commerce e realizar a redação dos conteúdos estratégicos.