Atualizado em: 13/11/2024
Por que grandes marcas escolhem criar sites em WordPress?
O WordPress domina a web! Grande parte dos sites que existem na internet atualmente (cerca de 40%) são construídos com ele, isso o torna o CMS (Content Management System) mais popular do mundo. Com o WordPress, as possibilidades são infinitas: ele permite criar desde sites institucionais e blogs até portais de notícias e lojas virtuais.
Mas por que grandes empresas escolhem o WordPress para seus sites? Entenda o que faz dessa plataforma a preferida de tantas marcas:
- Código aberto e personalização: O WordPress é uma plataforma de código aberto, ou seja, ele pode ser modificado e adaptado de inúmeras formas. Isso garante que os sites criados com ele sejam totalmente personalizáveis, refletindo exatamente a identidade de cada empresa.
- Experiência de e-commerce: Por meio de plugins como o WooCommerce, ou programação direta, é possível utilizar o WordPress como uma plataforma de e-commerce completa.
- Facilidade de uso: A interface do WordPress é intuitiva e por meio de programação, é possível personalizar o painel, inserir novos campos e novas funcionalidades que podem facilitar a vida dos gestores de sites.
- Amigo do SEO: O WordPress é uma plataforma amigável para SEO, ou seja, ele facilita a implementação de práticas de SEO, o que garante uma vantagem competitiva para alcançar um bom posicionamento no Google.
WordPress é seguro?
Por ser amplamente utilizado na web, o WordPress está naturalmente no radar de hackers e cibercriminosos, mas isso não significa que ele seja uma plataforma insegura. Na verdade, quando utilizado corretamente e mantido atualizado, o WordPress oferece um alto nível de segurança aos sites.
Segue algumas medidas de segurança essenciais para manter seu site WordPress seguro:
- Manter o WordPress atualizado: As atualizações frequentes da plataforma oferecem novos recursos, corrigem vulnerabilidades de segurança e diminuem a chance de ataques.
- Gestão de plugins e temas: O uso indiscriminado de plugins e temas prontos pode representar um grande risco para os sites. Estes recursos, se desatualizados, oferecem brechas na segurança, comprometendo a integridade do site e os dados de visitantes e da própria empresa.
- Escolha uma hospedagem de qualidade: O ambiente de hospedagem é um dos pilares de segurança do WordPress, e contribui com a segurança geral do site.
- Boas práticas de segurança: Adote boas práticas de segurança como o uso de certificado SSL e a realização de backups.
- Conte com profissionais especializados para manutenção e segurança: Esses profissionais aplicam medidas de proteção avançadas, monitoram o site em tempo real e agem preventivamente para evitar invasões. Um gerenciamento técnico adequado também minimiza riscos como a configuração incorreta do site e a falta de monitoramento de desempenho.
15 exemplos de sites em WordPress
Confira a seguir 15 grandes marcas que utilizam o WordPress em seus sites.
1. Forbes
O site da Forbes Brasil recebe cerca de 2 milhões de visitantes ao mês. Construído em WordPress, o site possui uma interface moderna, rica em conteúdo relevante, e proporciona uma navegação intuitiva, com uma experiência otimizada para usuários de dispositivos móveis.
A página utiliza algumas tecnologias que aprimoram sua funcionalidade, como o plugin Yoast para SEO e o WP Rocket, que otimiza o cache para acelerar o carregamento das páginas.
2. Grupo Abril
Todos os sites do Grupo Abril, como Veja, Bravo!, Quatro Rodas, Casa Cor, Capricho, Boa Forma e outros utilizam o WordPress como CMS. Eles aproveitam plugins para otimização de conteúdo e imagens, para reduzir o tempo de carregamento das páginas.
3. Reclame Aqui (blog)
O Blog do Reclame Aqui utiliza WordPress para oferecer conteúdo relevante sobre relacionamento entre empresas e consumidores. Esse CMS permite ao blog uma estrutura ágil e adaptável, ideal para atualizações frequentes e para a integração com ferramentas de SEO.
Este blog utiliza um construtor visual, que é uma ferramenta que facilita a criação de páginas para usuários sem conhecimento em programação. Embora esses “visual builders” sejam práticos para iniciantes, a MO4 web não recomenda o uso desse tipo de plugin para sites complexos e de grande porte. Isso porque os construtores visuais podem tornar o site menos escalável, dificultar futuras atualizações e comprometer o desempenho em longo prazo, afetando a estabilidade e o SEO.
4. Gizmodo
O Gizmodo é um blog voltado para tecnologia, ciência e cultura pop, que traz notícias, análises e artigos especializados. Construído em WordPress, o site é bem estruturado para abrigar as publicações feitas diariamente, oferecendo conteúdo dinâmico e atualizado para o público.
5. CNN Brasil
O site da CNN Brasil é um ótimo exemplo da capacidade do WordPress em receber grandes fluxos de visitantes: o site recebe uma média de 45 milhões de acessos mensais. Projetado para o público jornalístico, o site é responsivo, com uma estrutura que permite a publicação de notícias em tempo real e uma experiência de navegação intuitiva.
O site conta com uma infraestrutura de alto desempenho e otimizada para gerenciar grandes volumes de conteúdo e acessos, demonstrando que o WordPress é uma escolha acertada para projetos de grande escala.
6. Lady Gaga
Lady Gaga é uma das maiores artistas pop do mundo, conhecida por seu talento, estilo e influência na música, moda e cultura. Seu site oficial, construído em WordPress, é simples e funcional, e também faz uso de plugin para auxiliar na gestão de SEO.
7. Moulin Rouge
O Moulin Rouge é um dos palcos mais icônicos de Paris, representando a Belle Époque. Seu site bilíngue (inglês e francês) reflete essa grandiosidade com informações completas sobre shows, elenco e uma linha do tempo detalhada da história do local. Site construído em WordPress.
8. Usina Itaipu
O site da usina hidrelétrica de Itaipu, construído em WordPress, chama atenção pelo design limpo e dinâmico, com informações e imagens bem posicionadas na home. A página inicial traz dados sobre a usina e uma seção de notícias sempre atualizada com publicações sobre sustentabilidade, inovação e avanços na produção de energia.
Para otimização, o site utiliza plugins como RankMath SEO para SEO, WP Rocket para desempenho e Ivory Search para melhorar a funcionalidade de busca.
9. Rock In Rio
O site do Rock in Rio é uma plataforma interativa que apresenta o lineup de cada dia do festival, com perfis dos artistas, seção de notícias e links para serviços associados ao evento, como transporte e lockers.
O design é atraente e intuitivo, pensado para facilitar a navegação dos visitantes. Além disso, o site é multilingue (português, inglês e espanhol) e usa plugins como Polylang (para tradução), W3 Total Cache (para desempenho) e PixelYourSite (para rastreamento)
10. João Rock
O João Rock é um festival de música anual realizado em Ribeirão Preto – São Paulo, dedicado principalmente ao rock nacional e suas vertentes. O site do festival tem um design bem marcante, e proporciona uma experiência de navegação fluida.
11. Bacardí
A Bacardí é uma das marcas de rum mais icônicas do mundo, e seu site não poderia ser diferente. As páginas tem um visual bem dinâmico e bonito, e oferecem ao usuário uma apresentação completa dos produtos, uma seção de receitas de coquetéis com vídeos e um e-commerce.
Como a marca oferece algumas experiências como tours, eventos e cursos, o site possui um sistema no qual o usuário pode fazer sua reserva para participar dos eventos.
12. Seara
O site da Seara oferece uma experiência intuitiva para quem busca explorar seus produtos. Os usuários podem encontrar itens por ingredientes, modo de preparo ou linha de produtos, além de acessar uma seção dedicada a promoções e outra com informações institucionais detalhadas.
Utilizando os plugins WP Rocket para otimização de velocidade, Yoast SEO para melhor desempenho em buscas, e Site Kit para integração com o Google Analytics
13. iFood (blog)
O blog do iFood é a plataforma onde a empresa compartilha notícias, curiosidades, estudos e pesquisas relacionadas ao setor de alimentação e inovação. O site é bilíngue (português e inglês) e apresenta artigos variados sobre temas relevantes para o ecossistema do iFood.
14. TOTVS
A TOTVS é uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, e seu site em WordPress destaca seus produtos e segmentos atendidos, além de integrar um blog com conteúdos para clientes e parceiros.
15. Greenpeace
O site do Greenpeace também é desenvolvidos em WordPress e oferece informações completas sobre suas campanhas. Inclui um blog, podcasts, fotos e vídeos e relatórios sobre causas ambientais. Ele também permite que usuários assinem petições e se inscrevam para apoiar ações específicas, usando o plugin Gravity Forms para gerenciar formulários.
Conte com especialistas para cuidar do seu site
Na MO4 web, gostamos bastante do WordPress e dominamos sua flexibilidade e potencial. Mas vamos além: nossa equipe trabalha com diversos CMS para oferecer soluções personalizadas, projetadas para destacar sua marca e gerar resultados.
Nossas soluções em site são completas: desde o design, programação, até o conteúdo estratégico para posicionar no Google.
Quer saber mais? Conheça nossos cases de sucesso e veja como podemos transformar suas ideias em um site poderoso e eficiente. Entre em contato conosco, nossa equipe está pronta para te atender.