Logo da OpenAI com imagem representando mecanismo de busca para o Search GPT.

Search GPT: o novo mecanismo de busca da OpenAI

12/08/2024 5 minutos de leitura

Search GPT é o mecanismo de busca desenvolvido pela OpenAI que utiliza a capacidade da Inteligência Artificial para trazer resultados relevantes aos usuários. O diferencial é que ele é interpreta a pesquisa feita e organiza as informações, oferecendo respostas em um tom conversacional, dinâmico e natural.

Essa é uma inovação importante pra usuários e para SEO, pois além de mudar a forma como as informações são buscadas e apresentadas, o Search GPT transforma totalmente a interação entre usuário e motores de busca.

O que é o Search GPT?

O Search GPT é um motor de busca desenvolvido pela OpenAI que combina a capacidade da Inteligência Artificial e o tom conversacional do Chat GPT para trazer resultados relevantes e de forma inovadora para as pesquisas dos usuários.

 

Diferente dos motores de busca tradicionais que retornam uma lista de links, o Search GPT fornece as resposta de forma mais dinâmica, em um tom conversacional, como se o usuário estivesse realmente conversando com a ferramenta.

Os resultados apresentados pela nova ferramenta trazem informações diretas e atualizadas, com links claros da onde a informação foi retirada para que o usuário possa acessar.

 

Uma das preocupações que OpenAI tem demonstrado é de garantir que as fontes de informação recebam os devidos créditos, facilitando para o usuário a descoberta de novos sites e conteúdos relevantes. Isso ameniza a discussão frequente que temos visto sobre a IA estar “roubando” conteúdo e tráfego dos criadores.

Além das respostas diretas às consultas, o Search GPT inclui uma barra lateral que exibe outros links, permitindo que os usuários acessem diferentes sites relacionados ao tópico pesquisado.

Tela de resultados do mecanismo de busca Search GPT com barra lateral.
Fonte: OpenAI

O mecanismo de busca também tem a capacidade de retornar resposta com conteúdos visuais, como imagens, gráficos e vídeos, tornando a experiência do usuário mais dinâmica e de fácil entendimento.

 

A promessa da OpenAI é revolucionar a forma de fazer pesquisas na internet, oferecendo uma experiência mais fluida e natural.

Enquanto no Google, muitas vezes é necessário fazer a pesquisa de maneiras diferentes para encontrar o resultado desejado, com o Search GPT, a ideia é que esse processo seja mais simples, fácil e rápido.

Como funciona

O Search GPT opera a partir dos modelos GPT-4, que são treinados com grandes quantidades de dados, permitindo uma compreensão e geração de textos de forma natural e coerente.

O robô utilizado para a navegação e obtenção de resultados é o OAI-SearchBot, já listado na documentação sobre os crawlers da OpenAI. Esse bot é utilizado exclusivamente para encontrar sites para os resultados das pesquisas realizadas pelo Search GPT, garantindo que o conteúdo exibido como resposta seja relevante e preciso.

Importante ressaltar que este bot não é utilizado para treinar os modelos de IA generativa, como o Chat GPT. Isso significa que, ao permitir o acesso do OAI-SearchBot no arquivo robots.txt do seu site, você estará apenas possibilitando que seu conteúdo apareça nos resultados de busca do Search GPT, sem que ele seja usado para treinar o chat da OpenAI.

Quando será lançado

O Search GPT foi lançado como protótipo para testes em julho de 2024. Neste momento, apenas um número limitado de usuários têm acesso à ferramenta, e a OpenAI está trabalhando para aperfeiçoar a plataforma com base nos feedbacks recebidos.

Ainda não foi divulgada uma data oficial para o lançamento da plataforma, mas é possível se cadastrar em uma lista de espera para testar o novo recurso. Caso você seja selecionado, receberá um e-mail com as instruções.

Search GPT e o futuro dos mecanismos de busca

O Search GPT tem o potencial de representar uma ameaça ao Google, pois oferece uma abordagem inovadora e diferenciada de busca. Enquanto o Google continua implementando suas próprias mudanças, como o AI Overview, o Search GPT se destaca por proporcionar uma experiência mais semelhante a uma conversa natural.

O Search GPT também é menos dependente de anúncios, o que pode atrair usuários em busca de uma experiência de busca mais pura e focada na qualidade das respostas.

O que percebemos a partir destas inovações, tanto da AI Overview quanto do Search GPT, é que o futuro dos mecanismos de busca tende a ser cada vez mais personalizado e de acordo com as preferências e comportamentos do usuário.

Como fica o SEO com o Search GPT?

Com a introdução do Search GPT, o SEO ganha um novo foco: fazer com que os sites apareçam nas respostas deste novo buscador. A qualidade do conteúdo e a forma de comunicar as informações serão ainda mais importantes. Compreender o tipo de resposta que o Search GPT gera para cada tipo de pesquisa será essencial para definir as melhores estratégias de SEO.

Apesar das mudanças e inovações trazidas pelos mecanismos de busca com a inserção da IA, o foco na qualidade e na experiência do usuário continuará sendo o principal objetivo. Isso porque esse é o objetivo das inovações e mudanças: facilitar a vida do usuário, entregar resultados de qualidade e atender a sua intenção de busca.

Aqui na MO4 estamos de olho nas novidades sobre o universo dos mecanismos de busca. Acompanhe nosso blog e fique por dentro.

Fonte:

OpenAI. SearchGPT Prototype. 2024. 

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Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4 web.

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