Search GPT é o mecanismo de busca desenvolvido pela OpenAI que utiliza a capacidade da Inteligência Artificial para trazer resultados relevantes aos usuários. O diferencial é que ele é interpreta a pesquisa feita e organiza as informações, oferecendo respostas em um tom conversacional, dinâmico e natural.
Essa é uma inovação importante pra usuários e para SEO, pois além de mudar a forma como as informações são buscadas e apresentadas, o Search GPT transforma totalmente a interação entre usuário e motores de busca.
O que é o Search GPT?
O Search GPT é um motor de busca desenvolvido pela OpenAI que combina a capacidade da Inteligência Artificial e o tom conversacional do Chat GPT para trazer resultados relevantes e de forma inovadora para as pesquisas dos usuários.
Diferente dos motores de busca tradicionais que retornam uma lista de links, o Search GPT fornece as resposta de forma mais dinâmica, em um tom conversacional, como se o usuário estivesse realmente conversando com a ferramenta.
Os resultados apresentados pela nova ferramenta trazem informações diretas e atualizadas, com links claros da onde a informação foi retirada para que o usuário possa acessar.
Uma das preocupações que OpenAI tem demonstrado é de garantir que as fontes de informação recebam os devidos créditos, facilitando para o usuário a descoberta de novos sites e conteúdos relevantes. Isso ameniza a discussão frequente que temos visto sobre a IA estar “roubando” conteúdo e tráfego dos criadores.
Além das respostas diretas às consultas, o Search GPT inclui uma barra lateral que exibe outros links, permitindo que os usuários acessem diferentes sites relacionados ao tópico pesquisado.
O mecanismo de busca também tem a capacidade de retornar resposta com conteúdos visuais, como imagens, gráficos e vídeos, tornando a experiência do usuário mais dinâmica e de fácil entendimento.
A promessa da OpenAI é revolucionar a forma de fazer pesquisas na internet, oferecendo uma experiência mais fluida e natural.
Enquanto no Google, muitas vezes é necessário fazer a pesquisa de maneiras diferentes para encontrar o resultado desejado, com o Search GPT, a ideia é que esse processo seja mais simples, fácil e rápido.
Como funciona
O Search GPT opera a partir dos modelos GPT-4, que são treinados com grandes quantidades de dados, permitindo uma compreensão e geração de textos de forma natural e coerente.
O robô utilizado para a navegação e obtenção de resultados é o OAI-SearchBot, já listado na documentação sobre os crawlers da OpenAI. Esse bot é utilizado exclusivamente para encontrar sites para os resultados das pesquisas realizadas pelo Search GPT, garantindo que o conteúdo exibido como resposta seja relevante e preciso.
Importante ressaltar que este bot não é utilizado para treinar os modelos de IA generativa, como o Chat GPT. Isso significa que, ao permitir o acesso do OAI-SearchBot no arquivo robots.txt do seu site, você estará apenas possibilitando que seu conteúdo apareça nos resultados de busca do Search GPT, sem que ele seja usado para treinar o chat da OpenAI.
Quando será lançado
O Search GPT foi lançado como protótipo para testes em julho de 2024. Neste momento, apenas um número limitado de usuários têm acesso à ferramenta, e a OpenAI está trabalhando para aperfeiçoar a plataforma com base nos feedbacks recebidos.
Ainda não foi divulgada uma data oficial para o lançamento da plataforma, mas é possível se cadastrar em uma lista de espera para testar o novo recurso. Caso você seja selecionado, receberá um e-mail com as instruções.
Search GPT e o futuro dos mecanismos de busca
O Search GPT tem o potencial de representar uma ameaça ao Google, pois oferece uma abordagem inovadora e diferenciada de busca. Enquanto o Google continua implementando suas próprias mudanças, como o AI Overview, o Search GPT se destaca por proporcionar uma experiência mais semelhante a uma conversa natural.
O Search GPT também é menos dependente de anúncios, o que pode atrair usuários em busca de uma experiência de busca mais pura e focada na qualidade das respostas.
O que percebemos a partir destas inovações, tanto da AI Overview quanto do Search GPT, é que o futuro dos mecanismos de busca tende a ser cada vez mais personalizado e de acordo com as preferências e comportamentos do usuário.
Como fica o SEO com o Search GPT?
Com a introdução do Search GPT, o SEO ganha um novo foco: fazer com que os sites apareçam nas respostas deste novo buscador. A qualidade do conteúdo e a forma de comunicar as informações serão ainda mais importantes. Compreender o tipo de resposta que o Search GPT gera para cada tipo de pesquisa será essencial para definir as melhores estratégias de SEO.
Apesar das mudanças e inovações trazidas pelos mecanismos de busca com a inserção da IA, o foco na qualidade e na experiência do usuário continuará sendo o principal objetivo. Isso porque esse é o objetivo das inovações e mudanças: facilitar a vida do usuário, entregar resultados de qualidade e atender a sua intenção de busca.
Aqui na MO4 estamos de olho nas novidades sobre o universo dos mecanismos de busca. Acompanhe nosso blog e fique por dentro.
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