Imagem do usuário em dúvida: porque meu site não aparece no Google?

Por que meu site não aparece no Google? Resolva este problema

30/04/2024 7 minutos de leitura

Atualizado em: 21/01/2025

“Meu site não aparece no Google!”

Se o seu site está passando por isso, saiba que existem algumas ações que podem te ajudar a descobrir o motivo e resolver o problema. Neste artigo, vou te ajudar a entender as razões mais comuns que impedem sites de serem indexados no Google, e como é possível contorná-las para tornar seu site visível no maior mecanismo de busca do mundo.

Verifique se o seu site está indexado

A indexação se refere ao processo de análise e e registro de uma página no Google. Um site ou página que não está indexado simplesmente “não existe” para o Google pois seus robôs não conseguem acessá-la, e assim, não aparecem em nenhum tipo de pesquisa feita no buscador.

Para conseguir verificar se o site está ou não indexado, siga os passos a seguir:

Como verificar

Acesse a página de pesquisa do Google e desative o Safe Search para que ele não limite o que é exibido nos resultados. Digite na barra de busca “site:endereçodosite” (exemplo: “site:mo4web.com.br”) e veja se as páginas do seu site aparecem.

Esse mesmo operador pode ser utilizado para verificar se uma página específica está indexada. No caso, coloque a URL da página, desta forma: “site:mo4web.com.br/servicos/desenvolvimento-de-sites/”.

Caso seu site esteja aparecendo nestes resultados, significa que o Google está conseguindo rastreá-lo, portanto, está indexado. Caso não apareça, o site não foi indexado no diretório do Google. Neste caso, siga os próximos passos:

O que fazer se a página não estiver indexada?

Caso o seu site ou página não apareça, seu principal aliado será o Google Search Console. Siga estas três orientações:

  1. Configure o seu site no Google Search Console: Essa ferramenta é essencial para gerenciar a presença do seu site no Google. Configure o seu site e verifique na aba “indexação” se as páginas estão aparecendo ou se existe algum problema. Utilize a função “inspeção de URL” para solicitar a indexação de páginas específicas.
  2. Adicione um sitemap: O sitemap é fundamental pois facilita que o Google rastreie todas as páginas do seu site. Certifique-se de que o sitemap está atualizado e foi enviado adequadamente ao Google Search Console através da aba “indexação”.
  3. Verifique se as URLs estão com a tag “noindex”: Essa tag impede que as páginas sejam indexadas. Garanta que ela não esteja presente nas páginas que você deseja indexar verificando o código HTML ou através do Google Search Console.

Outros motivos

A indexação leva algum tempo para ser realizada, portanto, se  o seu site for novo, espere alguns dias para ter certeza de que o Google não rastreou as páginas.

Caso o seu domínio seja comprado ou herdado de outra pessoa, é preciso verificar se não existem ações manuais ou problemas de segurança atrelados a ele. Você pode verificar através do Google Search Console, no relatório de ações manuais ou então no relatório de problemas de segurança.

Reestruturações, reformas e novos conteúdos no site também levam algum tempo para serem verificadas e indexadas pelo Google. Em todas estas hipóteses, avaliar as informações no seu Search Console é uma ótima forma de entender o que está errado.

O domínio está indexado mas meu site não aparece no Google

Se o seu site está indexado mas não aparece nas pesquisas relacionadas, enquanto apenas os concorrentes são visíveis, o problema pode estar na qualidade estrutural e de conteúdo do seu site.

Sites com conteúdos de baixa qualidade, páginas quebradas, má usabilidade e outros problemas que afetam a experiência do usuário podem ficar mau posicionados no mecanismo de busca e não serem encontrados pelos usuários.

Para resolver isso, é preciso identificar os problemas e corrigí-los.

Uma barra de pesquisa escrito "seo".

Como fazer para minha empresa aparecer no Google?

Invista em uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization). São otimizações estratégicas que melhoram a qualidade estrutural e de conteúdo do seu site, tornando-o mais adequado às necessidades dos usuários. Com isso, as chances de obter uma boa classificação no Google aumentam.

O SEO é vital para sites que almejam a primeira página do Google pois envolve a identificação e correção de problemas que podem estar afetando negativamente o desempenho do site; além da criação de conteúdos estratégicos para aparecer para pesquisas específicas.

Como os mecanismos de busca classificam os sites?

Existem vários fatores que o Google leva em consideração para classificar os sites:

Responsividade

Sites que oferecem uma boa experiência independentemente do tipo de dispositivo que o usuário acessa tendem a conseguir melhores classificações na página de resultados (SERP).

Certifique-se de que o design do seu site seja flexível e se adaptável a diferentes tamanhos de tela. Utilize a ferramenta PageSpeed, do próprio Google, para verificar a performance do seu site para dispositivos móveis.

Uso de palavras-chave adequadas

A seleção das palavras-chave para os conteúdos do seu site é um fator importante para determinar para qual tipo de pesquisa ele será encontrado. Faça uma pesquisa de palavras-chave para entender o que os usuários estão pesquisando e insira estes termos de maneira natural ao longo dos seus conteúdos.

Conteúdo de qualidade

Sites que oferecem conteúdos de valor para seus usuários tendem a ganhar mais visibilidade na página de resultados. Isso significa que os conteúdos que você produz e insere no site devem ser úteis para os usuários, seja esclarecendo suas dúvidas, oferecendo informação, pesquisas, tutoriais, entre outros.

Para avaliar a qualidade do conteúdo, o Google utiliza o critério EEAT (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade).

No cenário atual, com a facilidade que as inteligências artificial trouxeram para a criação de conteúdo, oferecer algo original e útil se tornou ainda mais necessário. Entenda mais sobre a criação de conteúdo por IA e os critérios EEAT do Google.

Experiência do usuário

A experiência do usuário (UX) está relacionada a oferecer uma navegação intuitiva, tempos de carregamento rápidos, conteúdos facilmente acessíveis e outros elementos que tornam a experiência de quem acessa, positiva.

Sites que frustram seus usuários, tendem a cair de posicionamento no Google, então é importante melhorar a usabilidade e a navegação.

Fácil rastreamento

Tenha uma estrutura de site que facilite com que os bots do Google rastreiem as páginas. Evite o uso excessivo de JavaScript e certifique-se de que o conteúdo importante não seja carregado de maneira dinâmica, impedindo seu rastreamento. Outra dica importante é adicionar dados estruturados ao conteúdo, pois eles facilitam a leitura e entendimento das páginas por esses robôs.

Confira também: 10 passos para melhorar o SEO técnico do seu site.

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Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4.

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