O que é meta description?
A meta description (ou descrição meta) é um resumo do conteúdo de uma página web que aparece nos resultados de busca logo abaixo do título da página. Ela não fica visível para quem está navegando no site, somente nas páginas de resultados de buscadores (SERP).
Qual sua importância
Mesmo que seja um elemento invisível para quem navega pelo site, ela é uma vitrine que dá um “gostinho” do que a página oferece para quem ainda não entrou.
Meta description e SEO
A meta descrição tem uma relação importante com SEO, apesar de não impactar diretamente o posicionamento do seu site. Ela é uma das primeiras coisas que os usuários vão ver logo após o título da página quando encontrarem seu site nos resultados de busca.
Isso significa que ela funciona como um cartão de visitas, ou seja, você precisa captar a atenção e despertar o interesse do usuário em poucos segundos. A meta descrição, juntamente com o título da página tem um papel extremamente importante no CTR (Click Through Rate).
Meta description e meta-tags
As meta-tags são elementos do código HTML que fornecem informações extras sobre uma página para os mecanismos de busca e navegadores. Elas são visíveis apenas para estes algoritmos e mecanismos, ficando “escondidas” dentro do código HTML.
A meta description, por sua vez, é apenas um tipo específico de meta-tag. Ela tem a função especial de fornecer um breve resumo do conteúdo da página, que será usado pelos buscadores para mostrar aquela prévia do seu site nos resultados de pesquisa.
Exemplos de meta-tags
Outros tipos de meta-tags que podem ser utilizadas dentro das página de um site:
- Meta title (título da página)
- Meta robots (instruções de indexação)
- Meta viewport (para responsividade)
- Meta tags para redes sociais (Open Graph, Twitter Cards)
Como escrever uma meta description atrativa?
Uma meta description precisa ser objetiva, direta e persuasiva. O usuário precisa se interessar pelo seu conteúdo após ler esse pequeno trecho de texto. Confira algumas dicas para criar a estrutura ideal de descrição.
Dicas práticas de escrita
Uma boa meta description precisa cumprir três funções: informar, atrair e convencer. Para isso, você deve ser direto, diga de cara sobre o que a página fala, e use linguagem natural como se estivesse conversando com o usuário. Aproveite para destacar benefícios ou elementos mais importantes, que possam atrair a atenção.
Quantos caracteres deve ter?
O limite de caracteres para a meta description fica entre 140 e 160 caracteres. Ao ultrapassar esse limite, o Google pode cortar sua descrição, especialmente em dispositivos móveis. Porém, evite descrições muito curtas, elas podem parecer menos relevantes para os usuários.
O que colocar
Para acertar na estrutura ideal de descrição, insira:
- Um resumo claro e direto do conteúdo da página.
- Palavras-chave estratégicas que reflitam o tema central.
- Um bom call-to-action para instigar o clique.
- Proposta de valor, informando o que torna seu conteúdo especial.
- Informações contextuais relevantes, como preço, autor, data ou localização (em páginas de produto ou artigos, por exemplo).
Veja um exemplo de meta tag HTML bem formulada:
Guia completo para escrever meta descriptions que geram cliques. Dicas práticas, exemplos e estrutura ideal para SEO.
O que não colocar
Evite erros comuns como:
- Inserir apenas uma lista de palavras-chave.
- Colocar informações enganosas.
- Usar a mesma descrição para várias páginas.
- Criar textos vagos, sem relação direta com o conteúdo.
- Frases genéricas ou poéticas que não informam nada de concreto.
Veja dois exemplos:
Quando o Google reescreve sua meta description?
Mesmo que você tenha escrito uma meta description bem estruturada, com um bom call-to-action e alinhada ao conteúdo da página, o Google pode decidir reescrevê-la automaticamente nos resultados de busca. E sim, isso é muito comum!
Mas por que isso acontece?
O Google prioriza oferecer ao usuário a informação mais relevante possível de acordo com a busca realizada. Se o algoritmo entender que outro trecho da página explica melhor o conteúdo, ou responde de forma mais direta à intenção de busca, ele simplesmente ignora sua descrição original.
Não existe nenhuma forma de garantir que isso não aconteça, mas a melhor forma de minimizar as chances é seguindo as boas práticas que demos neste artigo.
Conclusão
Criar descrições estratégicas, bem escritas e alinhadas com o conteúdo da página pode ser o diferencial para aumentar a visibilidade do seu site e atrair mais cliques nos resultados do Google. Lembre-se: cada linha conta.
Se a sua empresa não tem tempo ou uma equipe dedicada para cuidar desses detalhes técnicos, conte com a MO4 Web. Com nosso serviço completo de SEO, você garante que cada aspecto do seu site esteja otimizado para gerar resultados. Entre em contato com nossos especialistas.