Entendendo o SEO
SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que busca melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como o Google, de forma orgânica – ou seja, sem a necessidade de pagar por anúncios. O objetivo é tornar o site mais visível para usuários que pesquisam informações, produtos ou serviços relacionados ao seu negócio.
Isso é feito por meio de diversas otimizações, incluindo ajustes técnicos no site, produção de conteúdos relevantes e fortalecimento da autoridade da marca no ambiente digital. Como a maioria das pessoas inicia suas jornadas online através de buscas, estar bem posicionado no Google aumenta a visibilidade, atrai mais visitantes qualificados e potencializa as oportunidades de conversão.
O SEO é essencial para qualquer empresa que deseja crescer no digital de forma sustentável, pois gera tráfego contínuo, fortalece a marca e melhora a experiência do usuário.
Saiba mais sobre a estratégia de SEO.
Impactos do SEO em diferentes áreas e setores do negócio
Além dos benefícios diretos do SEO, como o aumento do tráfego, melhoria da qualidade dos conteúdos e aumento da autoridade da empresa, a estratégia contribui indiretamente para vários outros setores da empresa.
Como o SEO trabalha com dados, insights e outros elementos indispensáveis no digital, se você não está colhendo os frutos dessa estratégia em outras áreas da sua empresa, você pode estar perdendo grandes oportunidades. Confira!
Engenharia e desenvolvimento do site
As melhorias técnicas realizadas pela equipe de SEO beneficiam diretamente a experiência dos usuários no seu site. Entenda como isso impacta em áreas específicas.
Performance
Pesquisas indicam que 40% dos usuários irão abandonar uma página se ela demorar mais do que 3 segundos para carregar (fonte).
Esse dado é um excelente indicativo da importância de oferecer uma ótima experiência ao usuário que entra no seu site. Um dos objetivos do SEO técnico é, justamente, otimizar a performance e o carregamento do site, garantindo que o usuário não se frustre. Isso pode ser feito de diversas maneiras, seja comprimindo arquivos ou fazendo melhorias no código e no servidor.
Essa ação minimiza as chances de os usuários abandonarem seu site antes mesmo dele terminar de carregar.
UX
Um site que oferece uma boa experiência de usuário tem maiores índices de retenção e maiores chances de conversão. Fatores como usabilidade, influenciam diretamente na decisão de ficar ou abandonar uma página, pois os usuários que não conseguem encontrar facilmente o que precisam podem se frustrar e sair do site.
Como um dos objetivos do SEO é atender as necessidades dos usuários, as otimizações pensando em usabilidade visam garantir que este usuário consiga encontrar o que ele precisa, evitando frustrações.
Acessibilidade
A otimização da estrutura dos conteúdos envolve o uso estratégico de tags de título, hierarquia de informações, ALT text nas imagens e outras práticas de código limpo e semântico. Esses ajustes facilitam a leitura do conteúdo pelos robôs dos mecanismos de busca e pelas tecnologias assistivas utilizadas por pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade ao conteúdo.
Financeiro
O SEO é considerado como um investimento de alto ROI (Return on Investment) capaz de reduzir gastos com mídia paga e trazer mais estabilidade ao funil de vendas.
Ao contrário do que acontece com as estratégias de tráfego pago, onde os resultados cessam assim o orçamento é cortado, o SEO continua dando resultados a longo prazo. Assim, se exige um investimento menor e os resultados são mais duradouros. A eficiência dessa estratégia se traduz em um menor custo de aquisição por cliente.
Confira: Os usuário confiam mais em resultados orgânicos ou pagos?
Vendas e comercial
Do ponto de vista comercial, além de diminuir o custo de aquisição para cada lead, o SEO contribui para atrair leads mais qualificados.
Leads qualificados
A estratégia de conteúdo em SEO considera as necessidades e expectativas do usuário, ou seja, ele captura a atenção de um usuário que está ativamente procurando por soluções ou informações e entrega isso da melhor forma. Isso aumenta as chances desse usuário se converter em um lead.
De acordo com pesquisa da Search Engine Journal leads originados via SEO fecham negócio com uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto leads outbound (ex: mala direta, anúncios impressos) têm apenas 1,7% de fechamento.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Estratégias de SEO podem gerar leads muito mais baratos do que métodos tradicionais. Quando se tem um conteúdo ranqueando organicamente em mecanismos de busca ou IAs generativas, ele continua atraindo visitantes sem a necessidade de pagar por cada clique. Isso reduz a dependência da empresa de mídias pagas e prospecte clientes de forma sustentável e escalável.
Jornada do cliente
Os conteúdos em SEO sempre respeitam a intenção de busca por trás de cada palavra-chave utilizada, ou seja, são conteúdos pensados para entregar exatamente o que o usuário busca. Se ele é topo de funil, são criados conteúdos educacionais para quem está descobrindo um problema; se é meio de funil, comparativos e cases para quem está considerando soluções; e até fundo de funil, com páginas de produto otimizadas para conversão.
Dados
Os dados obtidos através das pesquisas e investigações realizadas nas estratégias de SEO fornecem informações sobre comportamento do consumidor, tendências de busca e concorrência. A análise destas informações fornece uma base para a tomada de decisão estratégia que pode ser aproveitada em diferentes situações.
Influência de fatores sazonais
As tendências de busca revelam oscilações na demanda ao longo do tempo, permitindo que empresas antecipem períodos de alta e baixa procura por seus produtos ou serviços. O Google Trends e ferramentas de SEO mostram variações sazonais de interesse, possibilitando ajustes estratégicos no planejamento de marketing, estoque, campanhas publicitárias e até desenvolvimento de novos produtos.
Concorrência
A pesquisa de palavras-chave e a avaliação de concorrentes ajudam a identificar oportunidades e ameaças no cenário digital. É possível descobrir quais concorrentes dominam determinadas palavras-chave, quais tipos de conteúdo estão gerando mais tráfego para eles e quais lacunas ainda podem ser exploradas.
Atendimento ao cliente
O SEO impacta positivamente o atendimento ao cliente, pois ao otimizar conteúdos de suporte, garante que os clientes encontrem a ajuda que precisam sem a necessidade de abrir chamados.
Conteúdo otimizado
A otimização de conteúdos como a página de central de ajuda, FAQ e tutoriais fornece material claro e direcionado ao usuário, facilitando a localização das respostas que precisa sem a necessidade abrir um chamado ou esperar pelo contato da empresa.
Caso estes conteúdos de ajuda não estiverem bem construídos ou bem ranqueados no Google, muitos clientes podem não conseguir encontrar essas respostas.
Autoatendimento
Hoje em dia, a maioria dos usuário prefere resolver os problemas por si só, sem depender da ajuda de um terceiro por ser o caminho mais prático. Portanto, investir em otimização destes conteúdos garante que os usuários consigam as respostas que precisam de forma fácil, rápida e prática.
Um bom exemplo de como o SEO pode ajudar neste caso é a garantia de que um usuário, ao realizar uma busca por “como realizar a troca do produto X da empresa Y?”, retorne como primeiro resultado um artigo do help center da própria empresa. Isso reduz o atrito e o tempo de resolução para o cliente, melhorando sua experiência e gerando valor para a marca.
Gestão de projetos
Projetos de migração e redesign de sites tem muito a ganhar com o auxílio de uma equipe de SEO.
Migrações
Realizar a migração de um site sem respeitar as boas práticas de SEO pode acarretar na perda do tráfego conquistado até então. Para evitar isso, é preciso seguir as recomendações da equipe de SEO sobre a forma correta de migrar as URLs, mapeando os redirecionamentos e preservando o conteúdo relevante.
Redesigns
O redesign de um site pode passar pelos mesmos desafios de uma migração. É preciso contar com um profissional de SEO que auxilie em todo o mapeamento e preservação do tráfego e das URLs que não podem se perder durante o processo.
Manutenções
Manutenções regulares (como atualizações de CMS, correções de bugs ou implementações de novas features) também devem considerar SEO – por exemplo, garantindo que nenhuma página importante seja acidentalmente desindexada ou que mudanças no menu não prejudiquem a estrutura de links internos.
Recursos humanos
A área de Recursos Humanos colhe benefícios indiretos do SEO, especialmente em recrutamento e marca empregadora.
Atração de talentos
Candidatos a empregos se comportam como consumidores: utilizam buscadores para pesquisar vagas e saber mais sobre a reputação das empresas. Estimativas mostram que cerca de 70% dos candidatos usam o Google para fazer essa pesquisa. Isso significa que otimizar páginas de carreiras, descrições de vagas e conteúdo sobre cultura da empresa aumenta significativamente a visibilidade perante talentos qualificados (fonte).
Employer branding
Uma forte presença orgânica da marca faz com que os candidatos, ao procurarem por vagas ou pela empresa, encontrem o site oficial de carreiras no topo, em vez de apenas plataformas terceiras. Também garante que o site seja visto, encontrado, e passe credibilidade ao usuário.
A reputação do empregador também é trabalhada através de SEO. Quando estes candidatos checam a reputação da empresa, é interessante que vejam conteúdos positivos como páginas sobre conquistas da empresa, conteúdos de blog que falam sobre cultura e perfis em sites de avaliação.
Pesquisa e desenvolvimento de produto
As pesquisas de tendências de busca e interesse dos consumidores, realizadas dentro das estratégias de SEO, são muito úteis como parte da pesquisa de mercado em tempo real. Identificar quais são as palavras-chave mais pesquisadas e quais são as tendências ajuda a empresa a entender quais são as características ou produtos que os clientes mais estão interessados.
Inteligência de mercado e estratégia
Ainda no escopo das pesquisas de interesse do público, o SEO fornece informações valiosas para business intelligence ao monitorar e identificar o volume de busca de certos termos ao longo do tempo. Isso fornece base para entender as mudanças de comportamento do consumidor e as tendências emergentes do setor. Esses dados podem orientar desde estratégias de conteúdo até expansões de negócio.
Relações públicas e marca
A relação entre SEO e PR é muito benéfica para a visibilidade da empresa. Press releases e notícias otimizadas para buscadores ranqueiam melhor, garantindo que conquistas da empresa sejam encontradas facilmente. Da mesma forma, uma crise de imagem pode ser atenuada se o time de SEO trabalhar para promover conteúdos oficiais (como comunicados ou páginas explicativas) acima de resultados negativos nos buscadores.
Conclusão
O SEO é muito mais do que uma otimização para aparecer na primeira página do Google, ele envolve muitas melhorias e processos focados no usuário que podem aumentar a qualidade do seu site e da sua estratégia de marketing de forma geral.
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