A otimização para motores de busca (SEO, ou Search Engine Optimization) é uma técnica que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de motores de busca como o Google e o Bing.
Sabemos que uma boa estratégia de SEO melhora a visibilidade dos sites, fortalece a reputação digital e proporciona melhorias significativas na experiência dos usuários. Mas o que acontece quando a sua empresa atua ou deseja atuar em mercados internacionais com um site multilíngue?
Neste artigo, eu vou te explicar como funciona o SEO internacional, e qual a diferença entre apenas traduzir um conteúdo e realizar uma estratégia focada.
Entenda o que é SEO internacional
SEO internacional é um conjunto de práticas para otimizar sites para motores de busca para diferentes países. Isso significa adaptar o conteúdo e a estrutura do site para diferentes idiomas, culturas e mercados, garantindo que ele seja relevante e acessível para um público global.
O SEO internacional ou SEO global é útil para empresas que já dominaram o mercado local e desejam expandir sua atuação para outras localidades. É válido tanto para sites que ainda não possuem versões em outras línguas, quanto para os que já possuem e querem melhorar seus resultados orgânicos.
Importância
Adotar uma estratégia de SEO internacional é importante para se posicionar bem a nível global, otimizando sua presença online em diferentes países ou para diferentes línguas. Essa é a melhor forma de fazer com que o site da sua empresa construa autoridade, ganhe visibilidade e competitividade a nível global.
Com uma estratégia bem executada, é possível:
- Alcançar novos mercados
- Melhorar a visibilidade global da marca
- Melhorar a experiência do usuário considerando as particularidades culturais
- Aumentar a autoridade e confiança
- Superar a concorrência local
Posso apenas traduzir o conteúdo?
Embora a tradução seja uma etapa importante, fazer apenas isso não irá gerar os resultados esperados.
O SEO internacional vai muito além de apenas traduzir as palavras, é preciso ter um entendimento mais profundo do contexto local, aspectos culturais, preferências dos usuários, mercado, concorrência e a identificação de termos específicos que funcionam em diferentes línguas e regiões.
A tradução literal do conteúdo do seu site pode não levar em conta as nuances culturais e linguísticas de cada região. Mesmo países que compartilham a mesma língua podem ter diferentes interpretações e desempenhos para as mesmas palavras-chave. Por exemplo, um termo popular em Portugal pode não ter o mesmo impacto no Brasil, apesar de ambos os países falarem português. Portanto, é muito importante adaptar o conteúdo de acordo com as especificidades de cada mercado e cada cultura.
Como saber se meu negócio precisa de SEO internacional?
Se a sua empresa tem a intenção de expandir a atuação para mercados internacionais, a estratégia de SEO internacional é uma ótima forma de começar bem essa jornada.
Caso não tenha nenhum plano de atuação internacional ou se a sua empresa atende apenas a nível local, na sua cidade ou região, não vale a pena investir nesse tipo de estratégia.
Como começar?
É possível iniciar com uma análise das principais oportunidades de mercado para atuar, identificando, por exemplo:
- De quais países vem o tráfego do site?
- Quais são as línguas faladas pelos visitantes do site?
- Como está o desempenho das páginas nestes países?
Também é possível definir previamente quais são os países que a sua marca deseja alcançar, e iniciar uma estratégia do zero para começar posicionar bem nas pesquisas feitas nestas regiões.
Expanda a sua presença online
Expandir a sua presença online tanto em mercados locais quanto internacionais pode parecer uma tarefa complexa e desafiadora. No entanto, com a parceria certa, esse processo pode se tornar muito eficiente e trazer ótimos resultados.
Na MO4 web oferecemos serviço completo de SEO, projetado para ajudar a sua empresa a alcançar a visibilidade que ela merece. Tire suas dúvidas com nossa equipe e entenda como uma estratégia personalizada de SEO pode transformar a sua marca.