Mapa com localidades marcadas para SEO internacional.

SEO internacional: expanda o alcance da sua empresa

30/07/2024 4 minutos de leitura

A otimização para motores de busca (SEO, ou Search Engine Optimization) é uma técnica que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de motores de busca como o Google e o Bing.

Sabemos que uma boa estratégia de SEO melhora a visibilidade dos sites, fortalece a reputação digital e proporciona melhorias significativas na experiência dos usuários. Mas o que acontece quando a sua empresa atua ou deseja atuar em mercados internacionais com um site multilíngue?

Neste artigo, eu vou te explicar como funciona o SEO internacional, e qual a diferença entre apenas traduzir um conteúdo e realizar uma estratégia focada.

Entenda o que é SEO internacional

SEO internacional é um conjunto de práticas para otimizar sites para motores de busca para diferentes países. Isso significa adaptar o conteúdo e a estrutura do site para diferentes idiomas, culturas e mercados, garantindo que ele seja relevante e acessível para um público global.

O SEO internacional ou SEO global é útil para empresas que já dominaram o mercado local e desejam expandir sua atuação para outras localidades. É válido tanto para sites que ainda não possuem versões em outras línguas, quanto para os que já possuem e querem melhorar seus resultados orgânicos.

Importância

Adotar uma estratégia de SEO internacional é importante para se posicionar bem a nível global, otimizando sua presença online em diferentes países ou para diferentes línguas. Essa é a melhor forma de fazer com que o site da sua empresa construa autoridade, ganhe visibilidade e competitividade a nível global.

Com uma estratégia bem executada, é possível:

  • Alcançar novos mercados
  • Melhorar a visibilidade global da marca
  • Melhorar a experiência do usuário considerando as particularidades culturais
  • Aumentar a autoridade e confiança
  • Superar a concorrência local

Posso apenas traduzir o conteúdo?

Embora a tradução seja uma etapa importante, fazer apenas isso não irá gerar os resultados esperados.

O SEO internacional vai muito além de apenas traduzir as palavras, é preciso ter um entendimento mais profundo do contexto local, aspectos culturais, preferências dos usuários, mercado, concorrência e a identificação de termos específicos que funcionam em diferentes línguas e regiões.

A tradução literal do conteúdo do seu site pode não levar em conta as nuances culturais e linguísticas de cada região. Mesmo países que compartilham a mesma língua podem ter diferentes interpretações e desempenhos para as mesmas palavras-chave. Por exemplo, um termo popular em Portugal pode não ter o mesmo impacto no Brasil, apesar de ambos os países falarem português. Portanto, é muito importante adaptar o conteúdo de acordo com as especificidades de cada mercado e cada cultura.

Estratégia de SEO global.

Como saber se meu negócio precisa de SEO internacional?

Se a sua empresa tem a intenção de expandir a atuação para mercados internacionais, a estratégia de SEO internacional é uma ótima forma de começar bem essa jornada.

Caso não tenha nenhum plano de atuação internacional ou se a sua empresa atende apenas a nível local, na sua cidade ou região, não vale a pena investir nesse tipo de estratégia.

Como começar?

É possível iniciar com uma análise das principais oportunidades de mercado para atuar, identificando, por exemplo:

  • De quais países vem o tráfego do site?
  • Quais são as línguas faladas pelos visitantes do site?
  • Como está o desempenho das páginas nestes países?

Também é possível definir previamente quais são os países que a sua marca deseja alcançar, e iniciar uma estratégia do zero para começar posicionar bem nas pesquisas feitas nestas regiões.

Expanda a sua presença online

Expandir a sua presença online tanto em mercados locais quanto internacionais pode parecer uma tarefa complexa e desafiadora. No entanto, com a parceria certa, esse processo pode se tornar muito eficiente e trazer ótimos resultados.

Na MO4 web oferecemos serviço completo de SEO, projetado para ajudar a sua empresa a alcançar a visibilidade que ela merece. Tire suas dúvidas com nossa equipe e entenda como uma estratégia personalizada de SEO pode transformar a sua marca.

Compartilhe
Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4 web.

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia a nossa política de privacidade
Preencha com os seus dados para iniciar uma conversa com nossos especialistas:
Ao prosseguir você declara estar de acordo termos de política de privacidade deste site.