Atualizado em: 13/06/2024
O que é reputação digital
É a forma como uma marca é percebida pelo público na internet. Essa percepção é formada através de qualquer interação online, como por exemplo: ler um conteúdo no site, comentários, avaliações, mídia social, aparência e funcionalidade do site da empresa, entre outras.
Se um usuário digita o nome de uma empresa no Google e encontra avaliações positivas, um site bem construído, com aparência profissional e que transmite segurança, ele terá uma boa impressão da marca.
Da mesma forma, encontrar críticas negativas, uma presença online fraca, um site que não abre, com páginas quebradas, pode criar uma má impressão.
A importância da gestão da reputação digital para empresas e profissionais
É na internet que os usuários fazem suas pesquisas sobre produtos e serviços, e a reputação da marca neste ambiente é um fator decisivo. O usuário pode se tornar um cliente, ou sair do site com uma má impressão.
Segundo pesquisa realizada em 2023, nove em cada dez brasileiros realizam uma busca online antes de efetuar uma compra. A pesquisa foi feita com 2 mil consumidores e indicou que quase 90% deles utilizam o celular para fazer uma pesquisa sobre a marca ou produto antes de fechar negócio.
Outros dados relevantes sobre reputação digital:
- 75% dos consumidores confiam mais em marcas que apresentam avaliações positivas na internet;
- 60% dos consumidores não irão comprar de uma marca se houverem avaliações negativas;
- 61% dos consumidores afirmam ter uma melhor experiência em sites que funcionam bem em dispositivos móveis.
(Fonte).
Ter uma boa reputação, não só contribui para atrair novos clientes, mas também ajuda na fidelização e retenção dos clientes existentes. Uma marca que demonstra preocupação com as necessidades e expectativas dos usuários é vista de forma positiva, e passa uma imagem de confiança para o público.
SEO e reputação online
A esmagadora maioria das pessoas que fazem suas pesquisas antes de comprarem um produto ou contratarem um serviço, o fazem através de mecanismos de busca como o Google. Neste contexto, ter um site que aparece entre os primeiros resultados demonstra credibilidade e autoridade, pois estes são percebidos como sites mais confiáveis e de maior qualidade.
É aqui que entra a importância do SEO para a reputação das marcas. Uma boa estratégia de SEO prepara o seu site para ser bem visto pelos mecanismos de busca e pelos usuários, o que melhora as chances de um bom posicionamento.
Além disso, o SEO garante que o site tenha conteúdos de qualidade, e ofereça uma experiência de navegação positiva para os usuários. Tudo isso contribui para que a sua marca seja percebida de forma positiva pelo público.
Vamos entender alguns elementos específicos de SEO que contribuem com a autoridade digital:
Usabilidade e experiência de usuário
Conforme visto, mais de 60% dos consumidores relatam sobre a importância de o site funcionar bem em dispositivos móveis. Neste quesito, o SEO técnico é indispensável, para garantir uma experiência de usuário positiva tanto em smartphones e outros dispositivos móveis quanto para desktop.
É indispensável ter um site bem estruturado, seguro, com uma boa usabilidade, navegação simples e fácil, em que tudo funciona como deveria, sem páginas quebradas, e outros detalhes que interferem negativamente na experiência.
Confira: como otimizar a experiência em dispositivos móveis através da estratégia mobile-first.
Autoridade do site
A autoridade do site é uma métrica que determina a capacidade de um site em se classificar bem nos motores de busca. Ela é composta por muitas variáveis como: idade do domínio, qualidade dos conteúdos, quantidade de backlinks, usabilidade, entre outras.
Ela não é uma métrica oficial do Google, mas ela tem sido empregada por ferramentas de SEO e análise como por exemplo a MOZ e SemRush para determinar em que nível o site se encontra e quais são suas chances de se classificar.
Estratégias de SEO melhoram essa autoridade ao longo do tempo, aumentando as chances de o site alcançar posicionamentos cada vez melhores.
Visibilidade
A visibilidade é um dos benefícios-chave de uma boa estratégia de SEO, pois se refere ao posicionamento do site nos resultados de busca. A primeira página do Google é muito cobiçada por um motivo: sites que são vistos nos primeiros resultados são os que recebem mais cliques.
Então, quanto mais o seu site aparecer para as mais variadas pesquisas relacionadas ao seu nicho, maior vai ser a chance de as pessoas verem a sua marca e entenderem que ela é uma autoridade naquele setor.
Confiabilidade
Neste caso, visibilidade equivale a credibilidade. Na percepção do usuário, os sites que aparecem primeiro na página de resultados do Google são os mais confiáveis, e pouquíssimas pessoas vão até a segunda página quando fazem uma pesquisa.
Vale destacar que os resultados orgânicos recebem muito mais cliques do que os anúncios pagos, então mesmo que estes estejam na parte de cima da página, os resultados orgânicos são os mais populares.
Estratégias de marketing de conteúdo
Os conteúdos de um site são ferramentas muito importantes para comunicar informações para o público e para estabelecer a autoridade em determinado nicho de atuação. Por isso a criação de conteúdos de qualidade é o coração do marketing de conteúdo e do SEO.
Conteúdo informativo de alta qualidade, que realmente atendas as necessidades e expectativas dos seus usuários são de grande valor. Quando os usuários entram e um site e se deparam com uma riqueza de artigos relevantes e úteis, entendem que aquela marca sabe do que está falando, e é uma autoridade no assunto.
Conclusão
Ter um site com uma boa reputação é dizer para os usuários que sua marca é confiável, que presta um bom serviço e oferece bons produtos.
Criar conteúdos de qualidade, feitos pensando nas necessidades e expectativas dos seus usuários é um atestado de dedicação da sua marca. Isso aumenta as chances destes usuários confiarem no seu serviço/produto e se tornarem clientes.
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