Notebook com simbolo reciclado indicando conteudo evergreen

Conteúdo evergreen: o que é e por que produzir

20/08/2024 5 minutos de leitura

Atualizado em: 22/08/2024

O termo “evergreen”, traduzido como “sempre verde”, remete as árvores que mantêm suas folhas verdes o ano todo. De forma relacionada, conteúdo evergreen é aquele que se mantém relevante e útil ao longo do tempo, independentemente de quando foi publicado.

Esse tipo de conteúdo é muito útil para estratégias de marketing, pois é uma forma eficiente de atrair visitantes regulares para o site.

O que é conteúdo evergreen?

Conteúdo evergreen é aquele que permanece relevante e valioso ao longo do tempo, independente de quando foi publicado. Assim como árvores que são sempre verdes, esse tipo de conteúdo mantém sua utilidade e interesse contínuos para o público, abordando temas de interesse constante.

Conteúdo evergreen tem uma grande capacidade de atrair tráfego orgânico constante para o site, já que as pessoas continuam buscando por essas informações mesmo longos períodos após a sua publicação.

Exemplos

Alguns exemplos de conteúdo evergreen incluem artigos que respondem dúvidas comuns, guias, tutoriais, dicas, entrevistas e histórias.

Por exemplo, um guia sobre “como plantar uma horta em casa” é evergreen, pois sempre haverá pessoas interessadas em cultivar seus próprios alimentos, independente da época ou das tendências do momento.

O que não é um conteúdo evergreen

Conteúdo que não é evergreen é temporário e perde relevância após certo período. Exemplos incluem notícias, tendências de moda ou cultura pop, eventos sazonais e estatísticas que mudam rapidamente.

A importância de criar conteúdo evergreen

O conteúdo evergreen é importante para garantir um fluxo constante de visitantes ao seu site, funcionando como uma base sólida de tráfego.  Já que ele se mantém útil, continua trabalhando por você durante todo o tempo em que fica online.

O Google adora este tipo de conteúdo, por isso, tem uma grande chance de posicionar bem na página de resultados (SERP), desde que bem construído e otimizado.

Outro benefício é que ele ajuda na construção da autoridade da marca, pois compartilhar informações úteis e conhecimentos especializados demonstra expertise.

Um conteúdo evergreen bem feito e bem otimizado para SEO poderá trazer visitantes ao seu site durante anos!

Manutenção e atualização do conteúdo evergreen

Apesar de ser perene, esse conteúdo também precisa ser revisitado de tempos em tempos para ser atualizado. Não é necessário reescrever todo o conteúdo, mas é importante verificar se ele ainda está alinhado com seu propósito e se há informações que podem ser melhoradas ou atualizadas.

Para manter o conteúdo relevante, considere:

  • Novas informações e descobertas sobre o assunto
  • Melhorias na fluidez de leitura e no entendimento das informações
  • Adequação do tom de voz ao público-alvo
  • Desempenho do conteúdo em termos de posicionamento e visibilidade
  • Correção de dados e informações

Pessoa com ideias para conteudo evergreen

Dicas para criar um bom conteúdo evergreen

Otimize para SEO

Adote todas as boas práticas de SEO na hora de escrever o conteúdo, escolha adequadamente as palavras-chave, organize a estrutura de títulos, faça uma boa meta-descrição, dê atenção às suas imagens e textos ALT. Dessa forma, você aumenta as chances de o conteúdo se classificar nos mecanismos de busca.

Escreva para iniciantes

Mesmo com conhecimento avançado sobre determinado assunto, lembre-se de que a maior parte dos usuários pode não ter o mesmo nível de expertise. Então, na hora de escrever, utilize linguagem acessível e crie um conteúdo inclusivo e educativo para um público amplo.

Evite datar o conteúdo

Não use termos ou referências temporais, como “este ano” ou “recentemente”. Isso pode fazer o conteúdo parecer desatualizado.

Garanta credibilidade

Verifique as informações que estão sendo compartilhadas e escolha fontes confiáveis para a construção do conteúdo, garantindo a confiança do público no seu conteúdo.

Facilite o compartilhamento

Inclua botões de compartilhamento em redes sociais para facilitar a divulgação do conteúdo.

Conclusão

O conteúdo evergreen é uma ferramenta poderosa para estabelecer a autoridade e a credibilidade de uma marca online. Ele oferece valor contínuo e duradouro, atraindo tráfego e engajamento ao longo do tempo. No entanto, não devemos subestimar a importância dos conteúdos não-evergreen, como notícias de última hora ou tópicos em alta, que podem complementar a estratégia de conteúdo com engajamento imediato.

Aproveitar o melhor dos dois mundos é a melhor forma de construir a autoridade do seu site. Enquanto o conteúdo evergreen constrói uma base sólida e consistente de autoridade e credibilidade, o não-evergreen aproveita as oportunidades de engajamento imediato e relevância momentânea.

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Raísa Fabel
o autor

Raísa Fabel

Analista de SEO e estrategista de conteúdo na MO4 web.

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